Distritos de Obras da Seminf recebem demandas da população

By -

distrito-obras-seminf-1A Prefeitura de Manaus conta com dois importantes aliados para o planejamento das ações de infraestrutura dos mutirões de obras: as Divisões Distritais (são 16 no total) e a população. Distribuídos por 14 bairros – Alvorada, Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Antônio Aleixo, Compensa, Coroado, Jorge Teixeira, Morro da Liberdade, Novo Israel, Petrópolis, Santa Etelvina, São José, Aleixo e Centro -, os distritos atuam como braços da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e estão abertos para receber as demandas dos moradores. 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, a cada um compete a área onde está localizada a sede e os bairros vizinhos. Os distritos estão aptos a solucionar problemas de serviços básicos da população e atender suas demandas. 

distrito-obras-seminf-3As denúncias, reclamações e sugestões ou qualquer outro contato com a Secretaria podem ser feitos diretamente aos distritos de obras que funcionam de 8h às 17h. As demandas que chegam nessas bases são repassadas ao Departamento de Controle de Serviços Básicos da Seminf (DBSB). 

O subsecretário municipal de Serviços Básicos, Antônio Peixoto, explica que, a partir dessas demandas, é realizado o planejamento para as ações da pasta que podem ser grandes mutirões ou mesmo serviços pontuais, como tapa-buracos. 

Segundo ele, cada distrito possui um contingente de trabalhadores que atua atendendo, em média, 40 áreas – comunidades, conjuntos, vilas e loteamentos – dentro dos bairros.  Ao todo, a Seminf trabalha com 400 homens divididos em 16 distritos de obras. 

distrito-obras-seminf-2As demandas, de acordo com Peixoto, são incluídas no planejamento da pasta e atendidas dentro da ordem de registro. 

Força-tarefa

Durante todo o inverno amazônico, as equipes dos distritos atuaram atendendo as demandas de suas áreas. Com a chegada do verão, a Seminf reforçou o contingente de trabalhadores convocando as equipes de todos os 16 distritos de obras para atuarem em um único bairro. 

Esse novo método de atuação adotado pela secretaria de obras tem surtido efeito positivo tanto para os moradores quanto para os envolvidos que agora podem contemplar com mais rapidez o impacto do trabalho realizado. 

distrito-obras-seminf-4O primeiro bairro a receber esse tipo de serviço no verão foi o Jorge Teixeira, quarta etapa. Dentro dele, a Seminf atendeu, ainda, a Comunidade Cidade Alta e o Conjunto Arthur Virgílio. Os trabalhos iniciaram no último dia 29 e seguem até a segunda-feira, 13. 

Em duas semanas, quase 70 vias já foram recuperadas e os moradores já começam a sentir o impacto das obras realizadas. Vias esburacadas e intransitáveis deram lugar para a entrada de maquinário pesado, asfalto e a presença massiva de mais de 400 trabalhadores. 

O contato direto que as equipes de obras, os chefes dos distritos e os coordenadores de áreas têm mantido com os moradores gerou proximidade e abertura para que os problemas da população sejam ouvidos, trabalhados e, consequentemente, solucionados. 

Para o secretário Alexandre Morais, a aproximação da população e o envolvimento com os serviços e a atuação dos trabalhadores de campo são fundamentais. 

“Nós que estamos na rua diariamente, ouvindo e percebendo as necessidades dos moradores, nos sensibilizamos com a realidade em que eles vivem e desejamos igualmente a execução e a conclusão dos serviços almejados. O retorno da população é gratificante, pois assim temos a certeza de que estamos alcançando famílias e proporcionando melhor qualidade de vida”, pontua.  

No Jorge Teixeira, mais de 70 vias serão beneficiadas com serviços de recapeamento, confecção de meio-fio e sarjeta, instalação de canaletas e tampas de bueiros. Vias que nunca receberam o recapeamento também estão sendo contempladas com terraplanagem e o recapeamento asfáltico.

Roberto Brasil