Disputas dos Jogos Adaptados começarão neste sábado

By -

abertura-jaavas-1Uma série de atividades e disputas esportivas será realizada a partir deste sábado, 22, dentro da 4ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas). O evento foi aberto nesta sexta-feira, 21, no Parque Municipal do Idoso, no Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Antes, os atletas e seus familiares participaram de Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora das Mercês, no Eldorado, zona Centro-Sul. 

Organizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a 4ª edição dos Jaavas terá 2,5 mil participantes. Na abertura, houve desfile de delegações e o acendimento da tocha olímpica pela atleta amazonense Laiana Rodrigues, medalhista de prata nos jogos Parapan-Americanos em Toronto, Canadá, este ano.

Realizado desde 2012, o Jaavas reuniu cerca de 600 pessoas em sua primeira edição. “Os Jaavas são jogos voltados para pessoas com deficiência e este ano temos 35 atividades em diversos locais da cidade. Ele (os jogos) visam trabalhar a inclusão social dos alunos com deficiências e despertar neles a vontade de praticar esportes”, destacou.

abertura-jaavas-5A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, que representou o prefeito no evento lembrou que o Jaavas é mais um mecanismo para despertar a atenção da sociedade quanto à inclusão.

“É um olhar da Prefeitura de Manaus, por meio de um olhar bonito de uma professora, a Shirley Amaral, que desde 2012 botou em campo um conjunto de ações para trabalhar a inclusão efetiva da pessoa com deficiência dentro dos jogos, da dança, de ações que vão sensibilizar a cidade a olhar de forma mais especial, com compromisso, para a questão e direitos da pessoa com deficiência”, disse.

Neste sábado, dando continuidade ao Jaavas, acontecerão duas corridas: a 2ª corrida do Abracinho e a 3ª Corrida Rústica Abrace Uma Pessoa Com Deficiência – ambas no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, a partir das 15h30.

abertura-jaavas-4A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, destacou o apoio das secretarias parceiras que ajudam na realização do Jaavas. “A Semed, em parceria com outras secretarias, como a Semmasdh e a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) desenvolve essa ação coordenada pela Gerência de Educação Especial, atendendo a varias necessidades. Trabalhamos com a Educação Especial e precisamos desenvolver os jogos adaptados para que possamos atender nossos alunos, pois assim, por meio dos jogos, as crianças se sentem mais inclusas no processo educacional”, enfatizou Euzeni.

Exemplo de superação

Responsável por acender a tocha olímpica dos Jaavas, a atleta amazonense Laiana Rodrigues, que conquistou a medalha de prata para o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, na modalidade de vôlei de cadeira, foi levada para a seleção brasileira depois que o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei participou de um curso de capacitação do Jaavas em Manaus.

abertura-jaavas-3“O presidente da Confederação Brasileira de Vôlei veio ministrar um curso de capacitação do Jaavas e acabou me descobrindo. Eu abracei essa oportunidade e representei o Brasil no Canadá e fiquei com a prata. O Governo e a Prefeitura têm projetos lindos e acredito que toda família, que quer a melhoria para seus filhos e para si, deve procurar esses programas e usufruir, pois eles são essenciais para a vida das crianças em geral”, relatou.

As atividades do Jaavas continuam até o dia 28 de agosto e o encerramento oficial será realizado no dia 31, no auditório da Semed.

Jogos Internos

Como mecanismo de inclusão, a coordenação pedagógica da Escola Municipal Honorina de Azevedo Vasconcelos, localizada no São José, zona Leste, realizou outro evento paralelo na mesma linha: o I Jogos Adaptados 2015 da unidade de ensino. A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira, 21, no ginásio da escola. Os jogos contam com a participação de 810 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) especial.

Nesta unidade, os jogos adaptados vão até o próximo dia 27, com disputas no futebol com vendas, vôlei sentado, tiro ao alvo com venda, corrida com guia e revezamento.

Roberto Brasil