Diretores da Fapeam e Finep tratam e convênios entre as instituições, em reunião no Rio de Janeiro

By -
Renê Levy / Wanderley de Souza

Renê Levy / Wanderley de Souza

Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Renê Levy Aguiar reuniu quinta-feira (10), com o diretor de Inovação I da Agência Brasileira de Inovação (Finep), Wanderley de Souza, na sede da instituição, no Rio de Janeiro (RJ).

O encontro para estreitar relações entre Fapeam e Finep também serviu como pano de fundo para uma das primeiras missões de Renê Levy Aguiar na qualidade de interlocutor da região Norte com as agências federais de fomento do país. Aguiar foi alçado à função durante a última reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), realizada nesta semana (terça e quarta-feira), em Campo Grande (MS).

Na pauta foi tratado sobre os convênios que a Fapeam mantém com a Finep e também sobre dois editais da Finep, voltados para o fomento da pesquisa e inovação região amazônica. Os editais são: Centros Nacionais Multiusuários, para apoio à infraestrutura de pesquisa e o edital Amazônia Legal, que engloba projetos nas áreas de agricultura, agronegócio, saúde animal, biotecnologia, energia, sustentabilidade, fármacos e também infraestrutura de pesquisa.

Para ambos os editais, existe o compromisso de aporte de recursos do governo do Amazonas via Fapeam. “Esta reunião com a Finep é de extrema importância para estreitar os laços com as agências, definir ações de interesse e uma agenda com a Finep para a região amazônica”, ressaltou Renê Levy Aguiar. O diretor-presidente da Fapeam acrescentou ainda que a fundação tem conseguido captar recursos importantes na Finep para o fomento da pesquisa e inovação no Estado do Amazonas.

Mario Dantas