Direção do aeroporto de Parintins alerta para proibição de queimadas nas matas próximas

By -

alerta-aeroporto-parintins1As equipes que atuam na brigada contra incêndio no aeroporto municipal Júlio Belém tem redobrado esforços para executar ações de combate a sinistros nas matas próximas a pista. Na tarde da última sexta-feira (12), um grupamento do aeroporto em uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para apagar o fogo que se propagava em uma extensa nas proximidades do local de operação de aeronaves.

De acordo com o administrador do aeroporto de Parintins, Paulo Passos, a queimada de vegetação ao redor do aeroporto, é uma prática comum pelos moradores, das comunidades ao redor de pista do aeródromo, porém, ele alerta para que a ação deve ser evitada, uma vez que as queimadas em média e grande proporções podem causar acidentes aéreos por conta da fumaça que dificulta a visibilidade do piloto no momento do pouso e decolagem.

Outro fator apontado por Paulo Passos é que se o vapor e a fumaça forem sugados pelas entradas de ar das aeronaves podem acionar o alarme contra incêndio dos aviões causando problemas durante o voo.

Paulo explica que nos últimos dias, houve uma demanda elevada de emergência com incêndios florestais nas cercanias do aeroporto. “Na de sexta-feira foram tomadas as medidas preventivas para abafar e conter o fogo, mas devido o verão forte na região, muita gente faz queimada sem ter o devido cuidado para não deixar o fogo se alastrar. Então pedimos a compreensão de todos para essa situação”, recomendou Paulo Passos.

Roberto Brasil