Dilma garante a prefeitos e governadores avalizar empréstimos internacionais e nacionais

By -

PREFEITO EM BRASILIA (1)

Os empréstimos financeiros nacionais e internacionais para que municípios e estados desenvolvam projetos de infraestrutura serão autorizados pelo Governo Federal ainda neste semestre. A confirmação, de acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foi feita pela presidente Dilma Roussef, na manhã desta sexta-feira, 4, durante reunião com o Comitê de Articulação Federativa e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), no Palácio do Planalto.

Segundo o prefeito Arthur Virgílio, que integrou a comitiva, a presidente explicou que a maioria dos pedidos de empréstimos, inclusive o de Manaus, estão em fase final de avaliação. No total, ela assinalou que US$ 12 bilhões devem ser liberados para este fim e serão divididos entre os municípios, de acordo com os projetos de cada um.

PREFEITO EM BRASILIA (2)

“Temos US$ 150 milhões aprovados pelo Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) apenas esperando que o Governo Federal autorize para que possamos ter estes recursos à disposição. Mas isso precisa ser feito urgentemente, caso contrário não teremos tempo para executá-los”, explicou o prefeito.

O valor será aplicado nas áreas de infraestrutura, educação, sistema de gestão, inclusão social e geração de renda. Porém, mobilidade urbana e o sistema de transporte coletivo são os assuntos mais urgentes.

CPMF

Ainda de acordo com Arthur, a presidente também pediu apoio dos representantes dos municípios para a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF). “Ela disse que este imposto é uma saída para todos e que teria duração de quatro anos. Se não for aprovada, cada um teria que buscar saída para este momento”, ressaltou.

Durante o encontro, o prefeito disse ainda que reuniões como esta deveriam acontecer de forma mais rotineira e que é preciso definir as reformas previdenciária, trabalhista, administrativa e tributária, além da autonomia do Banco Central.

Também participaram da reunião os prefeitos de Belo Horizonte (MG), Marcio Lacerda, presidente da FNP; de Porto Alegre (RS), José Fortunati, vice-presidente de Relações Institucionais; de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, Secretário-geral; de Maceió (AL), Rui Palmeira, vice-presidente estadual Alagoas; e de Cuiabá (MS), Mauro Mendes; vice-presidente Estadual. A reunião da presidente com os prefeitos teve duração de três horas.

Mario Dantas