Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado no Parque Cidade da Criança

By -

autismo-comemoraçao-01No dia de comemoração mundial da conscientização do autismo – 02 de Abril – o Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Sul, abriu seus portões e foi colorido de azul pelo público que participou do evento “Tarde Feliz”, realizado pela Prefeitura de Manaus, no sábado, e que integrou a Semana Municipal do Autismo, que este ano tem como tema: “A gente pode sempre tornar o mundo mais azul”.

autismo-comemoraçao-02Na programação, brincadeiras lúdicas, música e teatro. “Essa é uma das opções que a prefeitura está dando à população para comemorar esse dia, que está sendo voltado não só para crianças, mas também para os pais e toda população, seja no trabalho de inclusão, capacitação de profissionais com palestras e interação com o público através dos mais variados eventos que ainda vão acontecer”, disse a subsecretária da Mulher, Assistência Social e dos Direitos Humanos, Mônica Santaella.

A subsecretária também falou sobre o atendimento diferenciado que a capital tem em relação a outras cidades e o compromisso da administração municipal com a causa. “Um grande exemplo foi a criação, em Manaus, do único centro municipal de atendimento ao autista do Brasil, que é o Espaço de Atendimento Multidisciplinar de Atenção ao Autista Amigo Ruy, o EAMAAR”, afirmou Santaella, ao ressaltar a preocupação do prefeito Arthur Neto e da primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro, sempre atentos a esse segmento.

autismo-comemoraçao-03Estudado pela ciência há quase seis décadas, o autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que compromete habilidades motoras, de comunicação e interação social.

autismo-comemoraçao-04Segundo Alcimara Nunes da Costa, mãe de uma criança autista, existe um preconceito de uma parte da população, criado pela falta de informação. “Algumas vezes as pessoas não entendem o comportamento de uma criança autista, pensam que é falta de educação e culpa dos pais, então, as pessoas não aceitam. Mal eles sabem o que de fato acontece. O principal conselho que dou para os pais é procurar ajuda médica. Isso só traz benefícios. A sociedade precisa conhecer mais sobre esse distúrbio”, disse ela.

Mãe de três filhos autistas, Dheimy Peixoto foi prestigiar o evento e também falou sobre sua rotina. “Enquanto existem mães que acham que ter um filho normal é difícil, eu tenho três que são especiais. A cada dia que passa eu aprendo mais com eles. É o meu dever apresentá-los ao mundo. Apesar das dificuldades, mesmo assim quero que todos os conheçam.

autismo-comemoraçao-05A Semana Municipal do Autismo teve início na sexta-feira (1º) e acontece até a próxima quinta-feira (07), com panfletagens, caminhadas e palestras. Organizando todas as ações desses eventos estão as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Saúde (Semsa), Educação (Semed) e Juventude Esporte e Lazer (Semjel), além de organizações da sociedade civil.

Roberto Brasil