Dia do Índio é marcado por programação especial no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

By -

diadoindio-povos-da-amazonia 02Em comemoração ao Dia Nacional do Índio, celebrado nesta terça-feira (19), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), preparou uma programação especial no Centro Cultural Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, com direito a oficina de pintura corporal indígena, visita ao Museu do Homem do Norte e a exibição de filmes temáticos.

diadoindio-povos-da-amazonia 03As atividades fazem parte da Semana do Índio realizada pela secretaria, desde a última segunda-feira (18), para homenagear a influência indígena nos costumes, conhecimentos e hábitos existentes na sociedade amazonense. “Nós aproveitamos a ocasião para reforçar a importância que a população indígena tem dentro da nossa cultura, uma vez que nossa região é a que possui a maior população de índios do País”, afirmou a diretora do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Nazarene Maia.

Para alunos de diversas idades, a oficina de arte indígena foi realizada por Miguel Lana, indígena da tribo Arawak, um dos monitores do espaço, que explicou o significado de cada desenho e sua representatividade para a cultura e que, em outras oportunidades, também ensina a fazer cestas com o trançado típico de sua etnia, Dessana.

diadoindio-povos-da-amazonia 04“As pessoas estão começando a dar mais espaço para o tema da inclusão indígena dentro da sociedade como um todo, o que para nós é uma grande felicidade, já que contribuímos muito e ainda temos muito mais a contribuir”, disse Miguel.

diadoindio-povos-da-amazonia 05Dentro da programação, que segue até esta quarta-feira (20), serão exibidas duas produções cinematográficas brasileiras: o longa-metragem “Tainá”, de Rosane Svartman e, pela tarde, o documentário “Cantos e Danças Indígenas”. A entrada é gratuita. Durante a semana comemorativa, a SEC espera receber , em média, um público de mil pessoas entre estudantes, pais e turistas.

diadoindio-povos-da-amazonia 06Atividades lúdicas – O Centro Cultural Usina Chaminé, localizado no Centro de Manaus, também teve programação especial, voltada para o público infantil nesta terça-feira (19). Além da visitação às exposições permanentes do espaço “Os sentidos da Amazônia”, “Infância Amazônica” e o Espaço Criança, os visitantes também participaram de atividades lúdicas, como teatro de fantoches, oficina de reciclagem e a exibição da a animação brasileira “Nossos índios, Nossas histórias”, de Carol Camanho e Jansen Raveira.

Roberto Brasil