Dia da Terra é comemorado em Manaus

By -

dia-da-terra-01Uma ação de plantio e distribuição de mudas realizada pela Prefeitura de Manaus, no Passeio do Bindá, zona Centro-Oeste, reuniu os moradores do Conjunto Eldorado, na manhã desta sexta-feira, 22, para marcar a passagem do Dia da Terra. A atividade foi para sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação da área verde e da área de preservação permanente (APP), existentes no conjunto, estimulando boas práticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida na área e o combate aos invasores.

A ação fez parte do Plano de Arborização 2016 – Arboriza Manaus – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que visa realizar o plantio de 10 mil mudas em 56 logradouros da área urbana de Manaus, com mudas de 1,80m a 2m de altura, em canteiros centrais, passeios públicos, praças e áreas verdes.

dia-da-terra-03O trecho preservado do Igarapé do Bindá, no Conjunto Eldorado, possui 1,5 mil metros de margens preservadas. Foram plantadas, no total, 30 mudas de árvores de espécies florestais e também frutíferas (na APP), em razão da existência de fauna no local. A ação contou com o apoio da comunidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, ressaltou a importância da parceria com os moradores. “Sem a adesão da população, esse tipo de ação não atinge os seus objetivos. Queremos aqui parabenizar a iniciativa dos moradores que despertaram para a importância da preservação e se dispuseram a nos ajudar na missão de tornar a cidade mais verde”, afirmou o secretário Itamar Mar.

dia-da-terra-02Para o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Eldorado, Jasem Orellana, ações socioeducativas são fundamentais para envolver a sociedade. “Nada mais justo que a população divida a responsabilidade e participe de ações como essa que trazem uma mensagem de conscientização para toda a cidade no sentido de que zelem pelas árvores plantadas, não só em relação ao que está sendo plantado como também às árvores que já existem para que sejam mantidas para as futuras gerações”, afirmou.

Outro morador do conjunto, Ronaldo Aleixo, 43, levou a filhinha para participar da ação e contribuiu com mudas produzidas por ele próprio. “Fazemos questão de ajudar numa ação como essa pois as árvores são importantes para combater o excesso de calor, além de deixar a cidade mais bonita”, afirmou ele, sugerindo que outras áreas do conjunto possam receber ações de plantio semelhantes.

dia-da-terra-04A ação reuniu os técnicos dos Departamentos de Áreas Protegidas, Arborização e Paisagismo e a Divisão de Educação Ambiental da Semmas.  De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, o plantio marcou o início de uma agenda de atividades voltadas para a sensibilização dos moradores, como a realização de oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e mutirões de limpeza das margens do igarapé.

Com o plantio, o Passeio do Bindá passa a figurar entre as áreas beneficiadas pelo plano Arboriza Manaus, que já realizou plantios em duas áreas verdes do Loteamento Nascentes das Águas Claras, parte da Avenida Max Teixeira e na Praça do Petrópolis. Recentemente, o Eldorado recebeu também ações de limpeza e instalação de luminárias de LED que deram ao conjunto mais segurança e visibilidade.

Roberto Brasil