Dia da Astronomia tem introdução a astronomia e cosplayers de Star Wars

By -

O Dia da Astronomia é comemorado no dia 2 de dezembro, em todo o Brasil. Em Manaus, um grupo composto pelo o Clube de Astronomia da Ufam, Asteroid Day Brasil, o canal Ciência em Pauta e o Conselho Jedi Amazonas realizará um ciclo de palestras sobre o tema, na Flor de Lis Casa de Ideias.

‘O que ver no céu: uma introdução a astronomia observacional’ é a palestra de abertura do evento, que será ministrada por Geovandro Nobre, do Observatório Astronômico Rei do Universo.

“E para quem gosta de História da Astronomia, terá a oportunidade de ouvir Prof. Walter Castro, do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), durante o Dia”, afirmou Yara Laiz Souza, uma das organizadoras do evento.

A divulgação de Astronomia nas escolas públicas – um trabalho de mestrado de Elder Tânio – estudante de mestrado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) será apresentada durante o evento. Ele é também membro do Clube de Astronomia de Manaus.

Um debate com Ageu Reis de Jesus – o medalhista manauara da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – e membros do Projeto Cosmos está na lista dos mais aguardados momentos do evento.

Ainda na programação, o Conselho Jedi Amazonas trará também uma mesa redonda sobre o que esperar do episódio VII de Star Wars: Os últimos Jedi. A presidente do fã-clube, Juçara Menezes, confirmou a presença de João Lopes e Domingos Coelho, do podcast nacional CastWars. O canal fala exclusivamente do universo criado por George Lucas e visto nas telas de cinema há 40 anos.

Pessoas usando fantasias de Star Wars, os famosos Cosplays, já confirmaram presença no evento, que acontece a partir das 18h e tem entrada franca.

O dia 2 de dezembro foi data escolhida pela Sociedade Brasileira de Astronomia (fundada em 1947) em uma homenagem a Dom Pedro II, um entusiasta e astrônomo amador, também é considerado patrono da astronomia no Brasil.

Serviços

O que: Dia da Astronomia – Edição Manaus

Quando: 02 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Flor de Lis Casa de Ideias – Rio Mar, 136, Vieiralves – Próximo ao Posto de Gasolina

Roberto Brasil