Dia ‘D’ contra Influenza movimenta mais 900 postos em Manaus

By -
a gente pretende que até o dia 20 de maio já ter atingido nossa meta”, disse Artur Neto

“A gente pretende que até o dia 20 de maio já ter atingido nossa meta”, disse Artur Neto

As comunidades lotaram as unidades de saúde e mais de 900 postos de vacinação espalhados em Manaus, na manhã deste sábado, 30, para garantir a imunização oferecida no Dia ‘D’ de vacinação contra a Influenza, na maioria idosos e crianças do grupo prioritário.

Na zona Leste da capital, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que faz parte do grupo prioritário, também recebeu a vacina como faz todos os anos durante a abertura da campanha, que foi realizada na UBS Gebes de Medeiros, no Jorge Teixeira II.

dia-d-vacinacao 4Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, e de outras autoridades que participaram do evento, o prefeito destacou a dedicação da equipe da Saúde, que leva mais de 4,5 mil servidores para a ação de hoje. “Aqui nós temos uma equipe dedicada, experiente e controle de gestão efetivo. Sabemos que o vírus não atinge as pessoas vacinadas e a gente pretende que até o dia 20 de maio já ter atingido nossa meta”, disse.

Arthur comentou ainda sobre a preocupação nacional quanto à contaminação pelo vírus H1N1 e ressaltou que a prevenção é o mais importante. “É uma doença que maltrata, isso quando não mata, temos que ter muito cuidado com ela. Por isso, a vacinação é importante e todos dos grupos prioritários devem procurar os nossos postos para se protegerem. Essa gripe pode ser letal e já fez muitas vítimas no país inteiro e o pedido que eu faço é que todos compareçam para imunizarmos aqueles que mais precisam”, alertou.

dia-d-vacinacao 1O total de pessoas público alvo da vacinação é de aproximadamente 397 mil pessoas e o Ministério da Saúde orienta que a vacinação de 80% desse total é satisfatório. O balanço com o número de pessoas imunizadas somente neste dia ‘D’, inclusive, deve ser divulgado ainda neste domingo, 1º.

“Mas nós temos alcançado 100% nos últimos dois anos e vamos trabalhar para repetir o feito de campeã nacional este ano. Temos hoje 400 mil doses em estoque para a população prioritária a que a vacina se destina e é importante que a população entenda que nós temos que proteger aqueles que estão mais suscetíveis e o vírus oferece mais risco a vida dessas pessoas e é por isso que temos que atuar com muito rigor na faixa estabelecida na campanha”, completou o secretário Homero de Miranda Leão.

dia-d-vacinacao 3A vacina desta campanha protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A vacinação será realizada até o dia 20 de maio em todas as salas de vacina das unidades Saúde da cidade. Manaus contabiliza 7 casos de H1N1 na capital, dois deles evoluíram para óbito.

Roberto Brasil