Desfile Militar reúne cerca de 70 mil pessoas na Ponta Negra

By -

_AFP7677Tomadas pelo sentimento de patriotismo, cerca de 70 mil pessoas compareceram, nesta segunda-feira, 7 de setembro, ao Desfile Militar de Independência do Brasil, que pelo segundo ano é realizado no Complexo Turístico Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste de Manaus. Foram, aproximadamente, 2.300 militares envolvidos no evento, entre Exército, Marinha e Aeronáutica, além da participação das Forças Armadas da Marinha da Colômbia e do Peru.

_AFP7499“A Ponta Negra é o cartão-postal da cidade e a população gosta de vir a este belo espaço nos finais de semana e feriados, então, não tem outro lugar para realizarmos a nossa parada militar”, destacou o comandante militar da Amazônia (CMA), general Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. “Este ano, nós também fizemos uma homenagem ao general Jaborandy, que teve uma vida toda dedicada para Amazônia, todos os seus postos de graduação da carreira militar foram dedicados para essa Região”, concluiu.

_AFP7467Para o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, que prestigiou o desfile ao lado de outras autoridades, como o vice-governador Henrique Oliveira, o povo foi capaz de mostrar todo seu civismo, mesmo diante às dificuldades que o Brasil tem enfrentando. “Parabéns para o povo do Amazonas e para o povo de Manaus, que participou de forma muito ordeira dessa festa cívica”, disse. “O Exército é uma mão amiga da cidade de Manaus, sempre colaborando em obras importantes para o desenvolvimento da capital”, completou.

_AFP7450Além da participação dos militares, dos grupamentos motorizados e da cavalaria, a presença de indígenas de várias etnias e de paratletas e cadeirantes foram destaque na parada militar de 7 de setembro. Técnicos do SAMU e do SOS Vida também desfilaram, representando o trabalho de todos os profissionais que atuam no socorro aos casos de urgência e emergência, bem como àqueles que realizam atendimento domiciliar em casos de pacientes crônicos.

desfile-sete-de-setembro-colagem 2A prefeitura atuou na organização do trânsito no entorno do evento com a presença de cerca der 40 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fiscalizaram a demanda por ônibus. Ao fim do desfile, os trabalhadores da Limpeza Pública (Semulsp) entraram em ação para deixar a Ponta Negra limpa para continuar recebendo os visitantes durante o feriado.

Roberto Brasil