Desfile cívico escolar reúne 7 mil estudantes no Sambódromo

By -

desfile-civico-sambodromo-03O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoveu neste sábado, dia 5 de setembro, no Centro de Convenções (Sambódromo), o tradicional desfile cívico escolar, marcando a data em que se comemora a elevação do Amazonas à categoria de Província. Neste ano, a programação reuniu aproximadamente 7 mil estudantes de aproximadamente 100 escolas de todas as zonas da cidade de Manaus, além de entidades educacionais particulares,  instituições educacionais militares e entidades sociais.

A atividade contou ainda com a presença do vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, do prefeito de Manaus em exercício, Wilker Barreto, além de autoridades civis e militares.

A atividade teve caráter educativo e marcou a culminância das atividades cívicas realizadas pelas escolas públicas estaduais no decorrer desta Semana da Pátria e do Amazonas, iniciada no último dia 1º de setembro, com a Corrida do Fogo do Simbólico, promovida na Estrada da Ponta Negra.

desfile-civico-sambodromo-01Prestigiando o desfile escolar, o vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, destacou a importância das atividades cívicas realizadas. “As atividades cívicas realizadas durante a Semana da Pátria mostram o quanto é importante valorizarmos o civismo e transmitirmos esse sentimento através dos nossos jovens, pois eles são o futuro. É fundamental que atividades como esta sejam promovidas, resgatando e valorizando o respeito e amor à nossa pátria”, ressaltou o vice-governador Henrique Oliveira.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva também destacou a importância das festividades do dia 5 de setembro, ressaltando a efetiva participação das escolas públicas estaduais. “Estamos vivenciando neste momento, com o desfile escolar, a conclusão das atividades da Semana da Pátria e do Amazonas, cujo maior objetivo é resgatar o civismo e o patriotismo. Destacamos o entusiasmo de nossos alunos em participar do desfile e das famílias que fizeram questão de comparecer e prestigiar o evento”, apontou o secretário.

Participação – Para a aluna do 9o ano da escola estadual Isaac Benzecry, Isabely da Silva Lima, 15, foi uma enorme satisfação participar do desfile escolar. “Para mim é um orgulho muito grande estar participando dessa atividade na data em que se comemora a elevação do Amazonas à categoria de Província. Estou participando pelo terceiro ano e é sempre muito positivo vivenciar esse marco histórico”, afirmou a estudante.

desfile-civico-sambodromo-02Participando pela primeira vez da atividade, a aluna do 2o ano do ensino médio da escola estadual Antenor Sarmento, Thelry Batista, 17, também falou sobre a relevância das atividades cívicas. “Estou muito feliz por estar hoje aqui representando minha escola nessa data tão importante. É uma grande honra fazer parte deste momento”, issea aluna.

Homenagem póstuma à Tenreiro Aranha – Neste dia 5 de setembro, as atividades comemorativas tiveram início com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, que ocorreu na Praça da Saudade, no centro de Manaus.

Durante a homenagem estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e das seguintes corporações: Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros.

Roberto Brasil