Desafio do novo presidente da Aleam será tornar mais independente a casa legislativa

By -

aleam-fachada-1Da Redação.- A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai acontecer no mês de dezembro, no entanto deputados já estão se articulando para indicar os pré candidatos, vários nomes estão na lista como Sinésio Campos (PT), Alessandra Campelo (PMDB), Bosco Saraiva (PSDB), Abdala Fraxe (PTN), David Almeida (PSD), Belarmino Lins (PROS) entre outros. 

sinesio-campos-mesa-diretora-1Para o pré candidato Sinésio Campos, a Aleam deve se tornar democrática, participativa e inclusiva, os servidores devem ser ouvidos. “Eu creio que os tempos e a sociedade pedem mudança, por isso estou me posicionando como um candidato propositivo”, disse. 

dermilson-chagas-mesa-diretora-1Segundo Dermilson Chagas, a atual mesa e o presidente trabalharam de acordo à crise da melhor forma possível. “Houve uma redução grande de custos. Agora eu espero uma pauta propositiva, mobilidade maior para legislar com projetos em beneficio da sociedade e que a Aleam possa representar a todos, estamos aguardando um candidato com as propostas nesse sentido”, afirmou o parlamentar. 

O deputado José Ricardo disse esperar um dialogo maior com a sociedade porque a Aleam representa o povo. “Uma das discussões que defendo é o debate sobre o orçamento público. Esse o papel da Aleam e isso está faltando”, destacou. 

jose-ricardo-mesa-diretora-1Falta uma mulher na mesa diretora 

“Acredito que uma mesa diretora para representar a sociedade deve ter a participação de uma mulher”, salientou a Alexandra Campelo. A deputada aproveitou para anunciar também o lançamento da sua pré candidatura. “Vamos trabalhar pela independência do poder legislativo e meu slogan será o fim da subserviência da Aleam”, finalizou. 

alessandra-campelo-mesa-diretora-1O deputado Luís Castro afirmou que o atual presidente procurou ter equilíbrio e conduziu o plenário de forma educada e com respeito a todos os parlamentares. Também disse que faltou maior independência, mas isto vem de algum tempo, a vinculação ao poder executivo, caraterística no Amazonas é que prejudica o papel do parlamento. 

Para o representante da REDE essa ligação excessiva se expressa em varias atitudes. “Isto precisa mudar. Precisamos fiscalizar melhor o executivo, a queda da arrecadação afetaram as atividades, algumas medidas não agradaram aos parlamentares e servidores e que foram tomadas devido à crise”, disse. Explicou ainda que dispensas de viagens de assessores ao interior foram reduzidas e pensa que isto deve ser modificado, colocou como exemplo o trabalho da frente parlamentar de defesa a crianças e adolescentes que não conseguiu realizar o seu trabalho nos municípios distantes. 

luiz-castro-mesa-diretora-1O candidato à presidente da Aleam deve ser “Ficha limpa, gestor com aprovação de contas e bons resultados, experiência administrativa e politica como meu perfil e se os parlamentares realmente querem uma mudança na imagem da Aleam para se tornar representativa o presidente da mesa diretora deve ter esse representação, devemos escolher com cuidado com uma visão de respeitabilidade”, salientou o deputado, Luís Castro. (Mercedes Guzmán –  Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil