Deputados jovens participam de reunião plenária e debatem sobre o cenário político atual

By -

parlamento-jovem-plenario-aleamEm Reunião Plenária, realizada na manhã desta quinta-feira (19), no miniauditório Cônego Azevedo, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os 24 deputados jovens fizeram uma breve apresentação de seus perfis, comentaram sobre o cenário da política brasileira e falaram sobre importância do Parlamento Jovem na formação política e social dos participantes do Programa. A reunião foi presidida pelo deputado-presidente do Parlamento Jovem 2016, Adriano Nascimento dos Santos.

De acordo com a servidora da Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Paloma Chaves Cavalcante, o intuito da primeira reunião plenária é conhecer o perfil de cada estudante-deputado. “Nesse primeiro momento eles vão falar, também, de como veem e avaliam a política no seu estado e no país. Nas próximas reuniões plenárias eles já vão apresentar suas proposituras. A partir de amanhã (sexta-feira, 20) cada parlamentar vai apresentar um Projeto de Lei de sua autoria”, disse Paloma.

Por mais de duas horas os estudantes abordaram a importância da política para uma sociedade, a função do político e a oportunidade de conhecimento proporcionada pelo Programa.

Para o deputado jovem Gabriel Oliveira, o político deve ter, acima de tudo, o sentimento de amor ao próximo em seu exercício diário. “Só assim poderemos mudar a política brasileira; nos colocando no lugar do outro”. Já a deputada Aline Brandão falou das “pequenas corrupções que também são cometidas pelos cidadãos em seu cotidiano” e ressaltou que todos devem buscar o bem geral com exemplos, começando pelos eleitores. A deputada jovem Giselle de Lima disse que apesar do cenário atual da política brasileira, ela ainda acredita em mudanças. “Tenho esperança de um Brasil melhor e eu quero fazer parte dessa mudança”, ressaltou.

O deputado jovem Jefté Santos falou sobre a importância do programa Parlamento Jovem. “Agradeço por essa oportunidade de estar aqui vivenciando a vida de um parlamentar e como funciona a Casa Legislativa. Acredito que muitos aqui já mudaram a sua visão sobre os deputados estaduais e outros políticos ao começar essa experiência”.

Os deputados do Parlamento Jovem ainda terão aula prática sobre técnicas para elaboração de parecer e na manhã desta sexta-feira (20) darão continuidade à reunião plenária com pronunciamentos e apresentação de suas ideias e projetos.

Roberto Brasil