Deputado Josué Neto apoia Festival de Caapiranga e vai intermediar pedido dos brincantes junto ao Governo do Estado

By -

brin

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Josué Neto (PSD), recebeu ontem uma comissão formada por integrantes das agremiações folclóricas do Festival do Cará, realizado no município de Caapiranga, distante de Manaus 147 quilômetros  em linha reta.

Na Casa Legislativa o grupo pediu apoio para que o parlamentar possa intermediar junto ao Governo do Estado o aumento de R$50.000,00 no repasse efetivado para a preparação das alegorias que cada agremiação pretende apresentar durante o festival. Atualmente o valor repassado é de R$ 100.000,00 para cada grupo.

O deputado Josué Neto (PSD), que já manifestou apoio às manifestações culturais do Estado, tendo sido autor da lei que instituiu o dia oito de agosto como o dia Estadual do Cirandeiro, em homenagem ao Festival de Cirandas de Manacapuru, e da Lei que considera o Festival Folclórico de Parintins como Patrimônio Cultural e Imaterial do Amazonas, assegurou que irá intermediar o pedido. O presidente da Aleam, encerrou destacando o respeito que tem por cada representante dos grupos folclóricos que se dedicam para que as manifestações culturais permaneçam vivas de geração em geração.      

O município de Caapiranga, localizado na marquem esquerda do Rio Solimões, é o maior produtor de cará do Amazonas, chegando a atingir 30 mil toneladas por ano. O Festival do Cará que, acontece nos dias 5 e 6 de setembro, já está na oitava edição e é apontado pelos participantes como a terceira maior festa do interior do Estado. Caapiranga recebe visitantes principalmente de Beruri, Anamã, Codajás, Anori, Manacapuru e Manaus, movimentando a economia do município.       

Durante a festa cada agremiação tem duas horas e meia para se apresentar e conta com 150 brincantes. Este ano foi definido por sorteio que o Cará Branco se apresenta no dia 5 e o Cará Roxa no dia 6 e no dia 7 acontece a apuração.  Entre os itens estão: rei do cará,rainha do cará, deusa da colheita, musa carandeira e cordão de brincantes.  

Mario Dantas