Deputado Francisco Souza apresenta Projeto de Revitalização do Coroado

By -

 

Dep. Francisco Souza

Dep. Francisco Souza

Da Redação –  Nesta quarta feira (09), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Francisco Souza (PSC) apresentou o Projeto de Revitalização do bairro do Coroado, na zona leste de Manaus, o mesmo que será encaminhado ao Governo do Estado a fim de ganhar mais um ponto turístico na capital.

“Nossa proposta é conquistar um ponto mais para o turismo em Manaus, o futuro do Amazonas esta no turismo”, disse o deputado Souza. Relatou ainda que a sua ligação com o bairro do Coroado é muito forte “meus pais foram um dos primeiros moradores do Coroado, temos muita historia que contar e a zona leste continuam crescendo e pode ser um portal para o turismo a traves deste projeto”.

“A população que mora no Coroado vê todos os dias nessa área o comercio ilegal e sem as mínimas condições de higiene especialmente para comer e com a revitalização isto vai mudar para melhor, especialmente no igarapé, pois se não ter uma intervenção rápida, corre o risco de ficar morto”, salientou o arquiteto Jonas Lira, responsável pelo projeto.

Coroado – de Invasão à Portal da Zona Leste

O projeto tem como definição de parâmetro, as Avenidas Efigênio Salas e André Araújo passando pelo Complexo Viário Gilberto Mestrinho, nas confluências da Avenida General Rodrigo Otávio em direção ao Campus Universitário ou percorrendo a Alameda Cosme Ferreira seguindo até a Avenida Grande Circular.

“A ideia de revitalização surge da necessidade que o bairro do Coroado tem de um ambiente de socialização da comunidade que está estabelecida, e também da urgência de revitalização do entorno do Igarapé que ali passa e do tratamento do mesmo. Então pensou-se em criar, no espaço já existente, uma praça linear onde haverá: espaço para caminhada, playgrounds, quiosques de alimentação e áreas de lazer variadas”, explicou o deputado Souza. Numa área de 1.500 metros de extensão o projeto prevê a visita de 1.500 a 2.000 pessoas por dia.

O bairro Coroado situa-se na Zona Leste, tendo como população: 51 354 habitantes (IBGE 2010). Surgiu através de uma invasão popular nas terras da Universidade Federal do Amazonas na década de 1970, mais precisamente em 1971, recebeu o nome de Coroado em homenagem a novela “Irmãos Coragens”. Escrita por Janete Clair, transmitida pela Rede globo, na época.

Com pouco mais que 40 anos de existência, o bairro cresceu desordenadamente sem infraestrutura dando margem para a expansão de outros bairros da zona Leste do Município de Manaus. Desde sua fundação, luta por melhorias econômicas e sociais e a partir da luta de João Barbosa, juntamente com os fundadores, se iniciou o processo de modernização da área.

Aos 35 anos, o bairro do Coroado conquistou nos últimos anos sua mini vila olímpica para a prática desportiva, além do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), o 3º Companhia de Intendência Comunitária (Cicom), responsável pela segurança de toda a comunidade, e o estádio Carlos Zemith. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

Mario Dantas