Defesa Civil Municipal intensifica ações de prevenção em áreas de risco

By -

A Defesa Civil do Município vem intensificando nesse começo de ano, período em que as chuvas são mais intensas, ações de prevenção na cidade em áreas vulneráveis e consideradas de risco. O trabalho envolve desde a parceria com núcleos comunitários, a visitas preventivas, palestras e monitoramento por pluviômetros, além da criação de um grupo de pronta resposta. 

O órgão realiza semanalmente o monitoramento de 734 pontos de riscos na capital, levando às ruas equipes, que em dias de chuvas intensas, são direcionados a vistoriar e atender ocorrências em áreas com histórico de risco em desabamentos, deslizamentos e alagações. 

No último dia 6, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a Defesa Civil deu início ao levantamento de atualização das áreas de riscos. 

Nupdecs 

Outro reforço de prevenção para esse período de chuvas é a parceria com os Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdec), que ajuda a Defesa Civil a monitorar as áreas de riscos da cidade, formado por voluntários que moram em áreas consideradas vulneráveis. Há também o reforço do monitoramento dessas áreas por meio de pluviômetros.

Com a criação dos Núcleos Comunitários, a Defesa Civil Municipal está conseguindo chegar aos locais de forma mais rápida. Em qualquer indício de risco a moradores como deslizamento, alagamentos ou até novas ocupações irregulares em áreas de risco geológico, os voluntários entram em contato com o órgão que envia imediatamente agentes ao local indicado. A parceria entre comunidade e Defesa Civil agilizou a resposta e também levou às comunidades informações sobre o que é a Defesa Civil e o que faz o órgão.

Roberto Brasil