Defesa civil em alerta para enchente de grande proporção no Amazonas

By -
Cel. Roberto Rocha

Cel. Roberto Rocha

A Defesa Civil do Amazonas já trabalha em alerta de cheia de grandes proporções em municípios do Estado.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil no Amazonas, coronel Roberto Rocha, há riscos de inundações nos municípios de Humaitá, Itacoatiara, Borba, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte e Autazes.De acordo com ele, os municípios de Guajará, Ipixuna, Envira e Boca do Acre já foram afetados diretamente com a cheia, mas que equipes da defesa civil já estão no local e a coordenação no auto Juruá e em Boca do Acre.

Rocha informou que a defesa civil já vem trabalhando desde novembro passado com orientações do que vem ser um cheia de grande proporção. “Nós sabemos que todos os anos existe a cheia. A previsão existe, mas não temos ideia das proporções, pois elas dependem dos fenômenos naturais que possam ocorrer dentro da nossa bacia hidrográfica”, disse.

O secretário orienta que as pessoas que moram em áreas ribeirinhas, procurem o poder público municipal para que possam ser removidos para locais seguros.

“Nossa orientação para as comunidades que residem nas áreas atingidas pela cheia é para que eles retirem seus pertences e procurem informações com a Defesa Civil do município. A população deve ficar atenta a qualquer nova informação sobre o risco de inundação”, pontuou.

Segundo Rocha a calha do Rio Madeira hoje é que mais preocupa a defesa civil, porque o ciclo de cheia nesta calha, só termina no final de abril. “Hoje estamos a 1,50 metro de ser superado a marca histórica, uma vez que Porto Velho também já está em situação de emergência ”, disse ao acrescentar , “ este ano, a cheia está ocorrendo mais cedo e poderá ser a maior já registrada no município de Humaitá no Amazonas”.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a defesa civil do Amazonas através do 199  ou pelo (92) 3216-1006. ///(Moara Cabral)

Redação