Defesa Civil de Manaus monitora áreas de risco e coibi novas ocupações

By -

defesa-civil-monitoramento 02Diariamente, equipes da Defesa Civil de Manaus recebem e verificam denúncias de novas ocupações em áreas de risco. Na sexta-feira, 18, a ação voltou a ser realizada na Vila da Felicidade, localizada no bairro Mauazinho, zona Leste da capital, já que um dia antes, seis barracos que estavam sendo construídos foram retirados do local.

As construções foram identificadas com apoio da comunidade, por meio dos voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil, que possuem contato direto com o órgão e contribuem nessa fiscalização, a fim de evitar novas construções nessas áreas, como é o caso da Vila da Felicidade, área de ocupação irregular em encosta.

defesa-civil-monitoramento 01A ação de retirada contou com ajuda da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e da Policia Militar (PM). No local, uma família já estava fazendo a mudança para ocupar um dos barracos, justificando que construíram ali para sair do aluguel. Mas eles receberam orientação sobre os riscos.

O secretário-executivo de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém, explicou que por conta das escavações que estavam sendo feitas no barranco para a construção, o solo ficou instável. “Isso aumenta o risco no local, principalmente, em caso de chuva. As construções poderiam ser arrastadas com o deslizamento de terra”, alertou.

A área é federal, e fica próximo ao Porto da Ceasa. Equipes da Marinha também estiveram no local e, segundo eles, o terreno corresponde a margem de segurança da área militar.

Roberto Brasil