Defesa Civil de Manaus capacita comunitários e voluntários do Gaviam

By -

defesa civil capacitacao 2O sábado foi de capacitação na comunidade Terra Nova 2, zona Norte da capital. A pedido dos moradores do local, a Defesa Civil de Manaus realizou um curso de noções básicas e ações de emergência.

O secretário executivo do órgão, Cláudio Belém, explicou aos moradores qual o papel da secretaria e quando a população pode ajudar, principalmente na prevenção. “A comunidade tem um papel fundamental afinal é ela que tem as primeiras informações e nos comunica o que agiliza o tempo de resposta”, ressaltou.

Moradora do bairro há 12 anos, Maria Encarnação disse que capacitações como essa ajudam a comunidade a se prevenir. “Foi muito bom saber o que não se pode fazer em uma área de barranco por exemplo. Conheço pessoas que tiram todo o mato, e tem vegetação que segura o barranco. Agora, eu tenho informação que pode ajudar meus vizinhos e conhecidos”, avaliou a moradora.

defesa civil capacitacao 1Ainda neste sábado, um outro grupo também recebeu orientações básicas de Defesa Civil. O grupo que participou do treinamento foi de 15 voluntários que se inscreveram para ingresso no Gaviam, grupo de apoio e resgate formado por diversos profissionais que nas horas vagas ajudam em ações humanitárias e de resgate. Além da capacitação, os inscritos vão passar por instruções em Meio Ambiente e também de resgate com o Corpo de Bombeiros.

“Nós apoiamos muitas ações inclusive da Defesa Civil na época de cheia. E trazer essas pessoas à realidade da Defesa Civil foi o primeiro passo pra mostrar a esses voluntários como e de que forma podemos realizar o nosso trabalho e ajudar muitas pessoas”, disse a presidente do Gaviam, Suzy Arruda.

O Gaviam já atua há três anos em Manaus auxiliando diversos órgãos em ações de emergência. O grupo é formado por profissionais de diversas áreas e este ano está fazendo uma nova seleção, 25 pessoas se inscreveram.

Roberto Brasil