Defensoria Pública realiza formatura do Curso de Defensores Populares

By -
O curso teve duração de dois meses, com carga horária de 16 horas

O curso teve duração de dois meses, com carga horária de 16 horas

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam), realizou nesta quinta-feira, 7 de maio, a formatura dos alunos da primeira turma do Curso de Defensores Populares. O evento aconteceu no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

Segundo o defensor geral do Estado, Ricardo Trindade, o Amazonas é o terceiro Estado do país a implementar o projeto, que teve início em São Paulo e depois no Mato Grosso do Sul. Foram diplomadas 80 pessoas, entre líderes comunitários, presidentes de bairros e associações, que vão atuar como agentes dentro da sua própria comunidade, tendo em vista facilitar o acesso à justiça.

defensores-populares-formatura-03“Logo que soubemos da realização desse curso decidimos oferecê-lo aqui porque, na nossa visão, a Defensoria Pública não se limita apenas a prestar assistência jurídica. Ela vai muito além, representa um órgão encarregado de levar a paz social e difundir e promover os direitos humanos”, afirmou o defensor geral do Estado.

O professor Domingos Alfaia, 60, líder comunitário do bairro São José, destacou a importância do curso para o atendimento da comunidade. “Para nós, que somos líderes comunitários, isso vem embasar mais os nossos conhecimentos, para que possamos fazer a defesa das pessoas que precisam e os encaminhamentos necessários para que elas tenham seus direitos atendidos como cidadãos”, afirmou.

defensoria-populares-formatura-04O curso teve duração de dois meses, com carga horária de 16 horas, sendo uma aula por semana. Entre os assuntos abordados, estiveram o direito do cidadão encarcerado, direito à moradia e casas populares, acesso à Justiça no estado democrático de direito, questões de gênero e direito da mulher, direitos da criança e do adolescente, orçamento e responsabilização do ente público.

O diretor da Esudpam, defensor público Carlos Almeida Filho, informou que o próximo curso já está marcado para ter início no dia 15 de junho deste ano, com oferta de 130 vagas. A inscrição pode ser feita através do email inscricoesesudpam@defensoria.am.gov.br. Os interessados devem informar nome completo, RG, CPF, email e endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3234-2051.

Roberto Brasil