Curta “Os anseios das cunhãs” é exibido na Aleam

By -

anseios-das-cunhas-blogdafloresta 05Da Redação – Nesta quarta feira (18), o curta-metragem “Os anseios das cunhãs”, de Regina Melo, do Projeto Mulheres em Cena, foi exibido no auditório João Bosco Ramos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Adrianópolis, zona centro-sul, abrindo a Conferência de Mulheres que tem como tema central Mulher, Liberdade e Empoderamento.  O evento teve apoio do deputado Luiz Castro e participaram representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas, instituições, movimentos de mulheres, entre outros.

Numa produção única na sua linguagem – a poesia, o filme consegue mostrar os sonhos das cunhãs como sendo uma das realidades das mulheres amazonense. O curta nasceu de um poema que retrata a migração das mulheres do interior do Amazonas à capital, já tendo sido exibido em Brasília, sendo o primeiro neste formato dentro do Projeto Mulheres em cena,  segundo Regina Melo.

"Eliminar a cultura é eliminar todos os avanços", alertou a diretora Regina Melo

“Eliminar a cultura é eliminar todos os avanços”, alertou a diretora Regina Melo

Palestras como “A mulher e os Direitos Humanos”, “Relacionamentos amorosos de mulheres adolescentes”, “Violencia contra a Mulher e Transgeracionalidade”, “Legislação e Proteção à muher”, “Mulher e os Movimentos Populares”, “Saúde mental e empoderamento de mulheres”, “Mulheridades” e “A mulher negra e a luta contra o racismo no Brasil” foram apresentados dando início a Conferência.

Liberdade e empoderamento das mulheres

“O filme trata da liberdade e empoderamento das mulheres, numa tentativa de reunir mulheres diversas para troca de experiências e agora poder debater a nossa realidade, o apoio foi da política de inclusão executada nos últimos anos a traves da Secretaria Nacional de Mulheres para fomentar a produção audiovisual, as produtoras mulheres nesta área ainda somos poucas, mas devemos continuar na luta pelos nossos direitos”, salientou Regina Melo.

"Somos parceiros e apoiamos estas ações que lutam pelos direitos das mulheres e outros segmentos", destaca Regina Afiero

“Somos parceiros e apoiamos estas ações que lutam pelos direitos das mulheres e outros segmentos”, destaca Regina Afiero

Referente à situação atual do Ministério de Cultura, a diretora do filme disse estar muito triste com a situação atual de como esta sendo tratada a cultura no novo governo. “Eliminar a cultura é eliminar todos os avanços. Somos um povo com diversidade cultural e reprimir a cultura seja no Norte, Sul, Leste ouOeste do Brasil é matar o próprio país”, comentou.

A representante do fórum de Saúde mental, Rosângela Afiero, disse que saúde mental também é ter nossos direitos garantidos. “Somos parceiros e apoiamos estas ações que lutam pelos direitos das mulheres e outros segmentos, é muito importante o debate e ter estes espaços para poder trocar experiências e falar de nossa realidade”.

30 mulheres/dia procuram ajuda nas delegacias

Segundo Kitty Bentes, existe toda uma estrutura de serviços em vários lugares da capital

Segundo Kitty Bentes, existe toda uma estrutura de serviços em vários lugares da capital

Na oportunidade, a representante da Secretaria de Política das Mulheres, Kitty Bentes, disse que o Amazonas faz parte do pacto no combate à violência e o trabalho é realizado em conjunto com muitas instituições. “Contamos com uma estrutura de serviços em vários lugares da capital e fazem parte da rede no combate a violência junto também com o Ministério Público e outros serviços de saúde”, frisou.

Explicou ainda que a Lei Maria da Penha tem contribuído no combate a violência especialmente na capital e disse “são 30 mulheres dia que procuram ajuda em nossas delegacias, isto demonstra que a procura pelos nossos serviços tem aumentado, mas no interior não temos delegacias para as mulheres apenas os serviços de Assistência social a traves dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e as mulheres podem procurar ajuda nas delegacias gerais”. (Mercedes Guzmán – Foto: Áida Fernandes)

Roberto Brasil