Cursos do Projeto de Qualificação da Mulher Manauara começam com primeira turma de artesanato

By -

curso-de-artesanato-mulher-manauara-5A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), deu início aos cursos do Projeto de Qualificação da Mulher Manauara,  com a primeira turma do Curso de Artesanato. Ao todo serão ministrados sete cursos para o desenvolvimento de ações que viabilizem a inserção participativa das mulheres nas políticas de valorização da gestão econômica e da renda familiar. 

curso-de-artesanato-mulher-manauara-2Além do curso de artesanato, que está acontecendo no Centro Nacional de Qualificação Profissional (CNQP), serão ministrados também os cursos de Culinária, Corte e Costura, Informática, de Cuidador de Idoso e Recepção em Meios de Hospedagem. Pelo menos 750 mulheres serão capacitadas até janeiro de 2016, recebendo as ferramentas para que conquistem a independência financeira ou consigam ser inseridas no mercado de trabalho. 

curso-de-artesanato-mulher-manauara-3“Não precisa trazer caderninho e nem se preocupar com material didático. Cada mulher está recebendo uma pasta contendo caderno, apostila, régua e lápis. Como é um curso de artesanato, vamos dar também todo material necessário e gratuitamente”, afirmou a coordenadora do Centro, Daly Ruiz. 

curso-de-artesanato-mulher-manauara-4As mulheres que estão participando da qualificação já fazem planos para colocar em prática os ensinamentos do curso. “Essas aulas vão me ajudar muito. É um desafio, mas vou me esforçar para concluir o curso de artesanato. Pretendo trabalhar com a confecção de sandálias e assim me tornar uma grande empreendedora”, declarou a dona de casa Fabíola Gomes. 

curso-de-artesanato-mulher-manauara-1As aulas acontecem em dois turnos, manhã e tarde, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e de 14h às 17h. Mulheres que estejam interessadas em participar dos cursos devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximos de casa.

Roberto Brasil