Curso aborda boas práticas na pecuária sustentável

By -
O objetivo é apoiar pequenos produtores de Apuí em práticas focadas no sistema silvipastoril

O objetivo é apoiar pequenos produtores de Apuí em práticas focadas no sistema silvipastoril

Neste sábado, dia 4 de outubro, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e Via Verde realizam o terceiro módulo da Capacitação Continuada em Pecuária Sustentável, em Apuí, município localizado no sul do Amazonas, onde a organização desenvolve projetos voltados para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é apoiar pequenos produtores do município em práticas focadas no sistema silvipastoril (que une produção pecuária e espécies florestais), que torna o sistema mais rentável e produtivo, além de contribuir para a redução do desmatamento. 

Nesta etapa, serão abordados temas como a implantação de bancos de forragens para a época de seca, além de práticas de campo na Unidade Demonstrativa do produtor João Nilton, onde o sistema silvipastoril está em fase final de implantação.

Para o gerente do programa de produção sustentável do Idesam, Gabriel Cardoso Carrero, a capacitação é o momento de provar para o produtor que é possível desenvolver a pecuária com comprometimento ambiental.

“Nosso desafio é transformar a estratégia de desenvolvimento econômico ao agregar atividades de intensificação produtiva e conservação florestal, por meio do sistema silvipastoril intensivo. Queremos ampliar o número de produtores inscritos no projeto e fazer de Apuí um exemplo de pecuária sustentável”, destaca Carrero.

O evento conta com a parceria do Grupo de Trabalho em Intensificação Pecuária, coordenado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Apuí (CMDRS) e apoio do Fundo Vale.

Roberto Brasil