Crimes na zona norte reduzem em 60% após reforço de novas viaturas

By -

DSC_6664

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) nesta segunda-feira, 8 de junho, aponta a redução de, aproximadamente, 60% nos registros de crimes na zona norte, após um mês do reforço das novas viaturas entregues para as Polícias Civil e Militar, comparado ao mesmo período de 2014.

Segundo a SSP-AM, os homicídios nos bairros da zona norte caíram 42,8%, passando de 28 casos de assassinatos em 2014, para 16, no período pesquisado (24 de abril a 24 de maio de 2015). De acordo com o balanço, outros crimes também tiveram diminuição: furto (-7,8), estupro (-44%), tentativa de homicídio (-50), lesão corporal dolosa (-5%).

DSC_6679

Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o aumento da presença das polícias e viaturas nas ruas, principalmente as da Polícia Militar que atuam no policiamento comunitário, inibe a ação de criminosos. Ele destacou que a zona norte foi a primeira de Manaus a receber o total reforço das viaturas. A outra zona prioritária, segundo o secretário, é a zona leste.

“Receberemos, nos próximos dias, novas viaturas que serão destinadas para as demais zonas da cidade e aos poucos restabelecendo o policiamento ostensivo de Manaus, que foi prejudicado desde o ano passado pela falta de viaturas”, disse o secretário.

O Comandante de Policiamento Metropolitano (CPM) da Polícia Militar, coronel Franclides Ribeiro, informa que, com a chegada das novas viaturas e ainda dos 64 novos aspirantes a oficial, a PM adotou um novo modelo de policiamento comunitário setorial que está sendo implantado em todas as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms). Ele ressaltou que cada oficial é responsável por interagir com os moradores, fazer um levantamento especifico das necessidades de segurança e até mesmo de outras áreas.

“Os oficiais quando estiverem de expediente serão direcionados para realizarem levantamento do seu setor de policiamento, implementando boas práticas comunitárias, atuando no policiamento voltado para solução de problemas”, disse o coronel.

Dos novos veículos entregues para a zona norte, 47 viaturas do modelo Duster com tecnologia embarcada foram encaminhadas para as seis Companhias Interativas Comunitárias da Zona Norte de Manaus: a 6ª Cicom (Cidade Nova), 13ª (Cidade de Deus), 15ª (Nova Cidade), 18ª (Novo Israel), 26ª (Santa Etelvina) e a 27ª (Novo Aleixo). As seis unidades cobrem 42 dos 194 setores em que a cidade está dividida.

Com população estimada em 501 mil habitantes, a zona norte tem como principais ocorrências criminais: lesão corporal, violência doméstica, furto e roubo. “Alguns tipos de crimes como roubo e furto reduzem de imediato com a presença das viaturas nas ruas, já que o infrator não vai assaltar em área com maior policiamento. Por isso, estamos organizando as viaturas em pontos estratégicos como comércios e escolas nos horários de pico, para diminuir as oportunidades de quem planeja cometer algum delito”, informou o comandante da 6ª Cicom, capitão Wallasson Lira. Ele ressalta o trabalho da companhia, que atua em 8 setores da Cidade Nova e atende uma população de 120 mil pessoas.

Mario Dantas