Corrida de selva leva competidores à exaustão nos Jogos Indígenas

By -
Hugo Guilherme Ângelo / Cleide Guedes Sampaio

Hugo Guilherme Ângelo / Cleide Guedes Sampaio

Benjamin Constant (AM) —Com o tempo de 27 minutos cravados, o casal Hugo Guilherme Ângelo e Cleide Guedes Sampaio da etnia Tikuna, moradores na comunidade Indígena de Umariaçú, município de Tabatinga, venceram a corrida de selva neste quinto dia dos Jogos Tradicionais e Intercultural da 1ª. Copa Indígena do Alto Solimões. Os jogos estão sendo realizados na Comunidade Indígena de Filadélfia (etnia Tikuna), município de Benjamin Constant (a 1.116 km de Manaus). Eles concluíram o trajeto de três quilômetros sob forte calor. Na chegada ambos mostraram o esforço desprendido durante a prova. Na chegada Cleide Guedes praticamente desmaiou na linha de chegada.

A corrida de selva é uma das 22 modalidades que estão sendo disputadas nos primeiros jogos indígenas, reunindo 17 delegações de cinco etnias dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e de Letícia (Colômbia).

A prova contou com a participação de 30 casais de 15 comunidades, uma exigência do regulamento elaborado pelos próprios indígenas.

Durante o trajeto algumas mulheres foram carregadas pelos seus pares devido ao cansaço. Eles enfrentaram boa parte do percurso no meio da mata, sendo auxiliados pela coordenação, um pelotão do 8º. Batalhão de Infantaria de Selva e pela Defesa Civil do município de Benjamin Constant, a maioria chegando aos seus limites físicos.

A maioria dos competidores, principalmente as mulheres não resistiram ao limite do esforço físico exigido pela corrida. Foi o que ocorreu com Helen Luciana Geralda da Comunidade de Vendaval (São Paulo de Olivença) e Domingas Torres Bibiano Comunidade Indígena de Feijoal (Benjamin Constant) respectivamente segundo e terceiro lugar. Ambas desmaiaram ao cruzar a linha de chegada, sendo amparadas pelos seus pares, Odair Jaguli e Olivier Ferreira Guerra.

Os jogos tradicionais indígenas é uma realização da Prefeitura de Benjamin Constant, Ministério dos Esportes e Liga Esportiva de Filadélfia. Ela reúne indígenas das etnias, Tikuna, Matis, Marubo, Mayoruna e Kokama.//Texto e Foto: Eduardo Gomes

 

 

Mario Dantas