Coreia do Norte diz estar pronta para guerra contra os EUA

By -

A Coreia do Norte alertou para um ataque nuclear contra os Estados Unidos, se tiver qualquer sinal de uma ação militar americana. A declaração da mídia estatal veio após Washington enviar porta-aviões à península coreana. O governo norte-coreano advertiu que está preparado para responder com armas, se for necessário.

A República Democrática Popular da Coreia está preparada para reagir a qualquer forma de guerra desejada pelos Estados Unidos — advertiu Pyongyang, segundo a agência estatal KCNA.

O porta-voz da chancelaria norte-coreana reforçou a ameaça aos EUA:

Tomaremos as medidas mais severas contra os provocadores para nos defendermos com a poderosa força das armas.

O ataque militar dos EUA na semana passada contra uma base aérea síria, em retaliação ao que Washington e seus aliados dizem ter sido um ataque químico realizado por Damasco, lançou dúvidas sobre como o presidente Donald Trump poderia agir contra o regime norte-coreano.

Em sua conta no Twitter, Trump afirmou, nesta terça-feira, estar pronto para resolver a questão com a Coreia do Norte sem o auxílio da China.

“A Coreia do Norte busca problemas. Se a China decidir ajudar, isso será genial. Se não, resolveremos o problema sem eles!”, escreveu.

Trump parece vincular as negociações comerciais entre as duas principais potências econômicas mundiais à questão norte-coreana:

“Expliquei ao presidente da China que um acordo comercial com os Estados Unidos será muito melhor para eles se resolverem o problema norte-coreano!”. O Globo

Áida Fernandes