Contaminação por consumo de pescado será debatida em Audiência em Itacoatiara

By -
Dep. Sinésio Campos

Dep. Sinésio Campos

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) abordou nesta terça-feira (29), durante o Pequeno Expediente, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os casos ocorridos no município de Itacoatiara (176 km distante de Manaus), em que pessoas precisaram receber atendimento médico após ingerir peixes que estariam contaminados.

O deputado falou que há cerca de 30 dias os primeiros casos foram registrados, mas que novos casos ocorreram, e, diante deste cenário, a Câmara Municipal de Itacoatiara aprovou a realização de audiência pública, de iniciativa da vereadora Cheila Moreira (PT), para tratar discutir sobre o tema e buscar soluções.

Sinésio afirmou que irá participar do debate, e convidou os demais parlamentares para também estarem presentes, pois, segundo o deputado, o pescado é uma das principais fontes de proteínas da população do Amazonas e ele entende ser preciso detectar o que está realmente acontecendo e evitar temor das pessoas em relação ao consumo dos pescados. “A sociedade tem que saber se o pescado está, ou não, contaminado. E se não for o pescado, o que é”, destacou o deputado.

Parlamento Amazônico

O deputado, que é o presidente do Parlamento Amazônico, informou que este irá realizar reunião no dia 22 de outubro, na cidade de São Luís (MA), e na ocasião, dentre os temas que serão debatidos está a questão fundiária nos Estados que compõe sua área de abrangência. “Desejamos que o Parlamento Amazônico seja a caixa de ressonância e o fórum de discussão fundiária”, destacou o deputado, explicando que existem casos onde territórios foram transformados até mesmo em  Estados, mas não ocorreu o registro oficial das terras da União para esses Estados.

Roberto Brasil