Consumidores de 13 municípios amazonenses terão redução no custo das ligações interurbanas

By -

ligacoes-de-orelhoesA partir de domingo (30), as chamadas dos telefones fixos para 587 municípios, sendo 13 no Amazonas, não serão mais cobradas como interurbanas, passando a ter a mesma tarifa de ligações locais. Com a medida, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estima uma redução de até 60% nos custos das ligações.

A queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 do Sudeste; e 38 municípios da Região Norte.

O benefício real da mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos, os preferidos dos usuários.

Segundo a Anatel, a expectativa de redução de 60% vale para os planos básicos, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional. A redução de custo nos planos alternativos dependerá das condições contratuais de cada um deles.

No Amazonas, as cidades beneficiadas com a medida são: Autazes; Careiro Careiro da Várzea; Iranduba; Itapiranga; Itacoatiara; Manacapuru; Manaquiri; Manaus; Novo Airão; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva e Silves.

Roberto Brasil