Consumidor do Amazonas vai pagar 39% de reajuste na conta de luz, a partir deste domingo

By -

energia-eletrica1

A conta de energia dos consumidores residenciais do Amazonas vai aumentar 38,8% a partir do próximo domingo (1). O reajuste da concessionária Amazonas Distribuidora de Energia, que atende 900 mil consumidores no Estado, foi aprovado há pouco pela diretoria da Agência Nacional Energia Elétrica (Aneel), durante reunião pública.
O morador do Amazonas já havia sentido outro aumento na conta de energia em 2015. Em 1º de agosto, os consumidores locais passaram a pagar pelas bandeiras tarifárias, aumentando a conta de luz em 5,5% . O regime de bandeira tarifária indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Quando há escassez na geração hidroelétrica, como ocorreu este ano pela falta de chuvas nos reservatórios do Sul e Sudeste, as térmicas movidas a diesel são acionadas e elevam o custo de geração.

Esse é o terceiro aumento consecutivo no reajuste tarifário do Amazonas, que é feito uma vez por ano. Em 2014, a energia ficou 15,57% mais cara para consumidores residenciais e 22,62% para a indústria. D24AM

Mario Dantas