Conjunto Viver Melhor ganha nova UBS

By -

UBS-VIVER-MELHOR2O prefeito Artur Virgílio Neto inaugurou, nesta terça feira, 23, mais uma Unidade Básica de Saúde na zona Norte de Manaus. A UBS José Figliuolo, localizada no Conjunto Viver Melhor, foi construída e equipada pelo Governo do Estado e entregue, por meio de doação, para a Prefeitura de Manaus. Esta foi a quinta unidade de saúde inaugurada no bairro Santa Etelvina, ampliando de 44,7% para 66,16% a cobertura da Atenção Básica na região. 

UBS-VIVER-MELHOR1O prefeito explicou que a meta do Município é, até o final de 2016, cobrir 100% da população assistida com a Atenção Básica. “Nessa região, com o Viver Melhor, já são cerca 90 mil pessoas que precisam de assistência em saúde. Essa é a 17ª UBS entregue no meu Governo, que agora chega aos 54% de cobertura da Atenção Básica. Somando-se os outros 30% que possuem planos de saúde particulares, chegamos aos 84% de pessoas assistidas, faltando apenas 16% para cumprir a nossa meta”, explicou.

UBS-VIVER-MELHOR3Ainda segundo o prefeito, a gradativa melhoria na Rede de Saúde Municipal está possibilitando um melhor atendimento nas unidades da prefeitura e também do Governo do Estado. “Essa separação de deveres é boa para os dois poderes, porque resolvendo os problemas básicos de saúde desafogamos os hospitais de média e alta complexidade para pacientes que sofrem de outros agravos”, completou Artur.

UBS-VIVER-MELHOR5A nova unidade de saúde oferece os serviços de distribuição de medicamentos, aferição da pressão arterial, atendimento odontológico, atividades de promoção e prevenção à saúde, consultas, Bolsa Família e Leite do Meu Filho. Também são realizados os atendimentos para o controle da glicemia, coleta de exames laboratoriais básicos, entre outros serviços, como curativo, imunização e nebulização.

UBS-VIVER-MELHOR4“Serão mais cinco UBSs como essa, mais completa e com serviços ampliados, entregues no ano que vem, além da reforma de outras 40 unidades. Além disso, em 2015, serão mais oito novas Academias da Saúde, tudo sem a ajuda do Governo Federal, mas com muito esforço de toda a prefeitura para atingir uma meta maior e melhor na Atenção Primária”, reforçou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão.

A UBS José Figliuolo tem capacidade para atender até 18 mil pessoas/mês e conta com uma equipe de três médicos, dois enfermeiros, dois cirurgiões dentistas, farmacêutico, assistente em Saúde Bucal, técnico de enfermagem, técnico de patologia e assistente administrativo.

Para a dona de casa Lucilene da Costa Santos, 39, agora a vida na comunidade vai ficar ainda mais fácil. “Antes era preciso acordar muito cedo com as crianças, pegar o ônibus até o Santa Etelvina e enfrentar uma fila muito grande para conseguir uma consulta. Agora vai ser tudo de bom e não vai faltar atendimento”, comemorou.

Roberto Brasil