Conheça Manaus: Mercado Municipal Adolpho Lisboa

By -

adolpho-lisboa-mercado3O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é a terceira dica da séria Conheça Manaus, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Localizado no Centro Histórico da cidade, é considerado um dos mais importantes espaços de comercialização de produtos e alimentos típicos da região amazônica em função da variedade de espécies de peixes de água doce, frutas, legumes e especiarias, atraindo a atenção e a curiosidade de quem visita o espaço.

O prédio do mercado passou aproximadamente oito anos fechado para reforma e foi entregue à população em outubro do ano passado, como parte das obras inauguradas no primeiro ano de administração do prefeito Arthur Virgílio Neto.

adolpho-lisboa-mercado2Além da entrega do prédio totalmente restaurado, a Prefeitura de Manaus teve a preocupação de capacitar os permissionários que nele atuavam. Eles passaram por cursos de qualificação, como o de atendimento ao público, e idiomas. As aulas foram ministradas pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi).

No mercado funciona também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), espaço voltado para o oferecimento de informações sobre a cidade, com atendimento bilíngue.

adolpho-lisboa-mercado5O que fazer – Para quem passa pelo Centro de Manaus e quer conferir um pouco da tradição amazonense, o local é parada obrigatória. Dentro, os produtos estão divididos em três setores: hortifruti; peixes e carnes, estivas e artesanato. Os preços são acessíveis e as bancas oferecem uma variedade de produtos.

Também é possível encontrar guloseimas e comidas da região nos boxes do mercado. Os cardápios incluem mingaus, tapiocas, o tradicional x-caboquinho e até refeições completas. Para se refrescar do calor, há ainda a opção de cocos gelados.

adolpho-lisboa-mercado4Quem busca conhecer um pouco das essências amazônicas, encontra boxes diversos no local, além de óleos naturais e extratos. Os produtos atraem turistas e curiosos que, muitas vezes, buscam a cura de males na medicina natural. Copaíba e andiroba estão entre os produtos mais procurados.

História – No dia 23 de outubro de 1880 foi determinada a construção do Mercado Municipal. Segundo registros da época, o nome “Adolpho Lisboa” é o mesmo do prefeito que administrava a cidade naquele período e o mercado teria custado cerca de 360 mil contos de réis (moedas de fina prata), o equivalente a R$ 10,8 milhões nos dias de hoje.

Inaugurado oficialmente em outubro de 1883, época em que a cidade de Manaus era considerada uma das mais prósperas do Brasil, graças às riquezas originadas pela exploração dos seringais, o mercado foi construído em estilo Art Nouveau, sendo um dos mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro, seguindo as características do antigo mercado Les Halles, de Paris, na França.

Roberto Brasil