Confira como será o atendimento nas unidades da Susam durante jogos olímpicos em Manaus

By -

plantao-susamA Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informa que todos os prontos-socorros e hospitais da rede pública, que recebem os casos de urgência e emergência, funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas, nas datas de realização dos Jogos Olímpicos em Manaus, nesta quinta-feira (04), no domingo (07) e no dia 09 de agosto.

O Governo do Estado decretou ponto facultativo nos dias 04 e 09, a partir das 12h. O secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, explica que o ponto facultativo vale somente para as unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs), Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Policlínicas e Fundações de Saúde. Essas unidades, que não funcionam aos sábados e domingos, também estarão fechadas na quinta-feira (04) e no dia 09 de agosto, no período da tarde, a partir das 12h. Mas funcionarão normalmente pela parte da manhã.

As unidades de urgência e emergência, segundo Pedro Elias, não serão afetadas com o ponto facultativo e estarão abertas, funcionando 24h. A rede de urgência da Susam é formada por 09 Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e 01 Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos baixa e média complexidades, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito. Além delas, há 07 Prontos-Socorros, para os casos de maior gravidade.

Para o atendimento às grávidas, a Susam disponibiliza 07 maternidades estaduais, que também estarão funcionando todos os dias, em regime de 24 horas. Esta estrutura conta, ainda, com uma maternidade municipal.

As unidades do Programa Farmácia Popular, que também não funcionam aos sábados e domingos, estarão fechadas na quinta-feira (04) e no dia 09, no período da tarde, a partir das 12h. Mas atenderão normalmente, nesses dois dias, pela parte da manhã.

Roberto Brasil