Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece em Manaus

By -

conferencia-municipal-das-mulheres-manaus-1Teve início na noite desta terça-feira, 22, a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Flores, e é realizado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). 

A secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Linda Goulart, participou da abertura do evento que reuniu, aproximadamente, 400 mulheres de movimentos sociais, associações e organizações inclusive de localidades como Cacau Pirêra e Iranduba. 

conferencia-municipal-das-mulheres-manaus-2Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, durante a solenidade de abertura do evento, diversas lideranças do município e do estado destacaram a importância de discutir as formas de acolhimento a todas as mulheres e a necessidade de se propor e fiscalizar as políticas públicas. Outro ponto destacado foi a busca por mais espaço para as mulheres, em todos os segmentos, inclusive no parlamento, onde elas são minoria. 

conferencia-municipal-das-mulheres-manaus-3A representante da Semmasdh, Luciana Farias, destacou que a conferência é a oportunidade de os movimentos participarem ativamente dos espaços democráticos e fazerem avançar as conquistas das mulheres. Já a secretária-executiva Linda Goulart destacou a importância do processo das conferências em “aprofundar as políticas públicas já existentes, com a participação da sociedade civil, conselhos e a constituição de mais Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, o aumento da participação feminina na política e a criação de um sistema nacional que assegure as ações como políticas de Estado”, destacou. 

conferencia-municipal-das-mulheres-manaus-4Nesta quarta-feira, 23, acontece a leitura e aprovação do regulamento interno, além das mesas-redondas com os temas: “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”; “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher, dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidade para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios” e “Sistema Político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”. 

conferencia-municipal-das-mulheres-manaus-5Na quinta-feira, 24, acontece a eleição de 100 delegadas para participarem da conferência estadual.

Roberto Brasil