Conferência Estadual de Crianças e Adolescentes vai discutir direitos para os próximos 10 anos

By -

informa-blogdafloresta2014

A Política e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes será o tema da IX Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). O encontro será de 9 a 11 de novembro no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Avenida Mario Ypiranga, 3950 bairro Parque Dez, zona Centro-sul).

A abertura será no dia 9 às 15h e nos dias 10 e 11 o encontro será de 08h às 17h. Os objetivos são apontar estratégias de efetivação das políticas públicas para crianças e adolescentes e o fortalecimento dos conselhos do público-alvo. “Sociedade civil e poder público vão se encontrar para debater, se empoderar, analisar e escolher propostas para o Plano Decenal que visa criar estratégias de promoção, defesa, gestão, entre outras ações que envolvam os direitos do público infanto-juvenil”, explica a titular da Sejusc, Graça Prola.

Para a presidente do Cedca, Amanda Ferreira, a conferência é ferramenta estratégica para garantir os direitos e orientar o poder público na implementação das políticas em questão. “Como cidadãos é nosso dever cobrar das autoridades a efetivação de políticas públicas eficazes, mas, também, é necessário que participemos do processo, sugerindo e conferindo as ações”.

Também estarão em pauta, o protagonismo de crianças e adolescentes, o controle social da efetivação dos direitos e sua gestão, além da eleição de 30 delegados para representar o Amazonas na etapa nacional em Brasília no ano que vem.

Mario Dantas