Concurso público da Seduc ocorre dentro da normalidade

By -

concurso-seduc1Disponibilizando 7.043 vagas, as provas do concurso público da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ocorreram dentro da normalidade neste domingo (31).

Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) o certame ofereceu vagas para cursos de níveis Fundamental, Médio e Superior e tiveram suas provas aplicadas simultaneamente nos 62 municípios do Amazonas.

Para os candidatos que pleitearam vagas para cargos de nível Médio as avaliações aconteceram no período da manhã, às 8h. Já os que buscaram vagas para cargos de níveis Fundamental e Superior, as provas tiveram início às 15h.

concurso-seduc3De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a aplicação foi marcada pela tranquilidade. “Fizemos, juntamente com a FGV, um planejamento antecipado que assegurou o sucesso do certame. As provas ocorreram simultaneamente em Manaus e nos demais 61 municípios do interior sem imprevistos”, apontou o secretário.

Conforme a comissão que preside o concurso, os gabaritos serão divulgados na próxima terça-feira, dia 2, no endereço eletrônico: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/seduc-am.

A presidente da comissão organizadora do certame, Marilene Remigio, acrescentou que para os que pleiteiam vagas para a função de merendeiro (nível Fundamental),  além das prova objetiva deste domingo ocorrerão provas práticas, que serão realizadas entre os dias 25 de outubro e 2 de novembro do ano corrente.

concurso-seduc2Projetado pelo Governo do Estado para suprir a demanda profissional da Seduc, o concurso se configura como um dos maiores já realizados no Amazonas. As 7.043 vagas oferecidas estão distribuídas em: 5.119 vagas para Professores, 826 vagas para Pedagogos, 785 para o cargo de Merendeiro, 85 para Assistentes Técnicos, 60 para Assistentes Sociais, 52 para Psicólogos, 52 para Bibliotecários, 50 para Nutricionistas, 21 para Engenheiros, cinco vagas para Contadores, três para Fonoaudiólogos e ainda duas para Estatísticos.

Segundo o secretário Rossieli Soares da Silva, o concurso foi planejado para atender de maneira efetiva às necessidades funcionais da Seduc, que é a maior Secretaria de Estado no âmbito do Amazonas, com 571 escolas e mais de 60 unidades administrativas.

Percentual de concorrência

A partir do percentual total de inscritos, a Seduc notificou que a maior concorrência para esta edição de seu concurso público foi registrada para a função de Assistente Técnico (138,4 candidatos por vaga), seguido pela demanda para cargo de Assistente Social (49,9 candidatos por vaga), Contador (49,8 por vaga) e Fonoaudiólogo (48,6 por vaga).

Foram amplamente requisitadas, também, vagas para o cargo de Merendeiro (32,2 candidatos por vaga), Engenheiro Mecânico (26,5 por vaga), Psicólogo (19,9 por vaga), Engenheiro Elétrico (19,2 por vaga), Pedagogo 40h (16,9 por vaga), Engenheiro Civil (13,6 por vaga) e Nutricionista (12,2 por vaga). Para o cargo de Professor o percentual varia de acordo com as modalidades de ensino.

Absenteísmo

Considerada dentro do previsto pela comissão organizadora, a taxa de absenteísmo (de ausentes) do concurso público da Seduc foi de 18,9% de um percentual de 75.758 inscritos em Manaus e nos demais 62 municípios do Estado.

Roberto Brasil