Concurso público agita Presidente Figueiredo

By -

concurso-figueiredo-01Da Redação – Candidatos de vários estados e outros municípios participaram do concurso, que neste domingo agitou a Terra das Cachoeiras, a movimentação na cidade foi grande.

Devido a quantidade de pessoas, a coordenação do concurso realizou as provas em três turnos: manhã, tarde e noite. No total são 7.476 pessoas inscritas para o preenchimento de 583 vagas, para os níveis, fundamental, médio e superior. A prova teve duração de (03) três  horas com turmas em turnos diferentes, manhã, tarde e a noite. A avaliação da manhã teve início às 08:00hs e no turno da tarde teve início às 14:00hs e a noite as 19:horas. As provas foram realizadas em onze escolas do município.

concurso-figueiredo-02Para muitos candidatos, a expectativa era grande antes do inicio das provas. O que se via no rosto de muitos, era a ansiedade, sonho e nervosismo. Este misto de sentimentos tomou conta de milhares de candidatos que fizeram as provas do concurso publico, daquela região. No período da manhã, os portões abriram às 7h e fecharam pontualmente às 8h00, conforme o edital do certame. Desde cedo a movimentação era grande nas onze escolas espalhadas nos locais dos exames, candidatos de várias localidades chegaram usando todos os meios de transportes possíveis: a pé, carro, moto taxi e até mesmo de bicicletas, tudo para não chegar atrasado e fazer a prova, mas mesmo assim ainda teve gente que não conseguiu o seu intento, todos os esforços possíveis como fez Dona Rosalina da Silva, que veio de Manaus, e já encontrou o portal fechado. Dez minutos de atraso do ônibus intermunicipal a impediu de concorrer a uma vaga para auxiliar de serviços gerais. “Os 10 minutos que o ônibus atrasou, justamente tinha dado para eu está aí dentro fazendo a prova, agora é deixar pra próxima”, lamenta a dona de casa.

Antes de o portal fechar, o que notávamos de uma forma geral, era muita confiança para conquistar o ingresso no serviço público, pois na situação que se encontra a economia do País, todos querem pelo menos ter um salário no final do mês, e, os concursos oferecem essa oportunidade, e a população vislumbra uma luz ao final do túnel.

concurso-figueiredo-03Os exames que também ocorreram no período da tarde e a noite foram destinados a candidatos aos cargos de guarda municipal, agente administrativo entre outros.

Na disputa das 20 vagas de guarda municipal estava, Antônio Assunção, que veio de Roraima, soube do edital do concurso pelas redes sociais. “Vou tentar conseguir uma vaga aqui no município, é uma chance de conseguir a estabilidade, e viver melhor com a família”, explica o estudante.

De acordo com a coordenadora do concurso publico Sônia Ferreira da Silva, 530 pessoas que estavam inscritas para fazerem as provas pela manhã, não compareceram nas escolas. No geral dos 7. 476 inscritos, 1.242 pessoas faltaram. (David Almeida – Fotos: Chiquinho Carioca)

Roberto Brasil