Concursados da Susam reivindicam cargos

By -
concurso-susamA enfermeira Beatriz Pause ocupou nesta terça-feira (30) a tribuna da Assembleia Legislativa para expor a situação dos profissionais da saúde aprovados no concurso público realizado pela Susam em 2014, e que até hoje não foram chamados para tomar posse. A cessão de tempo foi concedida pelo deputado Luiz Castro que acompanha a luta dos concursados para garantir o direito de assumir os cargos na secretaria.

De acordo com Beatriz Pause – que está desempregada –, a maioria dos aprovados está passando dificuldades, aguardando a convocação. O Governo alega que não tem verbas para convocar os concursados, mas segundo a enfermeira, tem dinheiro para contratar empresas para terceirizar o serviço, coforme publicação no Diário Oficial do Estado.
Ela considerou a contratação de servidores terceirizados como uma atitude  arbitrária do Governo, quando os profissionais aprovados em concurso público continuam sem uma definição quanto a um cronograma de convocação para ocuparem os cargos a que tem direito.
A enfermeira lembrou que 100% dos funcionários que atuam no Pronto-Socorro 28 de Agosto são terceirizados, e considerou essa situação  preocupante. “Esperamos que esta Casa nos apoie, para não ficarmos por 10 anos esperando a convocação”, declarou.
Compromisso
O deputado Luiz Castro destacou que chamar os concursados é um ato em favor da saúde pública, que precisa de profissionais capacitados para prestar um serviço de qualidade à população, enquanto que terceirizar é precarizar as relações de trabalho, afirmou.
Castro se comprometeu em intermediar a causa dos concursados junto ao líder do Governo, deputado Davi Almeida que, segundo ele, já começou a discutir a questão com o novo secretário de Saúde, Pedro Elias.
Apelo
O deputado Belarmino Lins sugeriu a Luiz Castro encaminhar ao executivo estadual uma moção de apelo, em nome do Poder legislativo Estadual, pedindo providências no sentido de determinar ao novo secretário de Saúde que inicie o processo de convocação dos concursados da Susam.

Roberto Brasil