Comunitários do Catalão participam de gincana de conscientização sobre resíduos

By -

catalao-residuos-1Moradores da Comunidade Lago Catalão, na margem direita do Rio Negro, nas proximidades do Encontro das Águas, participaram no sábado, 11, da 3a Gincana Ambiental da comunidade. O evento apoiado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi promovido pela Cooperativa Solinegro para sensibilizar os comunitários em relação ao excesso de resíduos lançados pelos próprios ribeirinhos e provenientes de outras áreas.

catalao-residuos-2A ação deste sábado contou também com a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Limpeza Urbana (Semulsp). Esta participou do evento levando sua equipe de Educação Ambiental para a realização de jogos ambientais e atividades de sensibilização. Foram oferecidos também serviços de orientação sobre saúde bucal pelas equipes da Semsa. O grupo Reciclando Garis da Alegria também marcou presença.

catalao-residuos-4A comunidade fica a aproximadamente cinco minutos de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, os comunitários deram um exemplo de cidadania ao participarem das atividades em prol do meio ambiente. “Essas são iniciativas que merecerão sempre o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias parceiras”, destacou Itamar Mar, que participou da atividade junto a um grupo de 27 servidores da Semmas.

catalao-residuos-3A gincana consiste na realização de uma disputa entre grupos para a coleta da maior quantidade possível de resíduos. Segundo o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, a iniciativa visa também promover o fomento ao turismo comunitário de base, tendo em vista o fato de que o lixo engatado nas árvores nos períodos de vazante é um dos principais problemas enfrentados pela comunidade, formada por aproximadamente 100 famílias. A coleta é feita em embarcações e ao final da competição ganha a equipe que tiver conseguido coletar a maior quantidade de resíduos.

Roberto Brasil