Comunidades do Lago Janauari reclamam asfalto na estrada para Iranduba

By -

Da Redação – Moradores de várias comunidades do Lago Janauari reclamam pelo asfalto da estrada que liga Iranduba à Manaus e que se encontra em péssimo estado por conta das chuvas. O registro foi neste sábado (04) na ação social no Centro de Artesanato da Comunidade São Pedro (distante 30 quilômetros da capital) e realizado pela equipe do gabinete do Deputado Dermilson Chagas (PEN), em parceria com os Amigos Solidários e o Sine Amazonas (Setrab).
Na oportunidade foram disponibilizados serviços de embelezamento (corte de cabelo, limpeza de pele, massoterapia e outros) e emissão de Carteira de Trabalho (1ª via). A coordenadora dos Amigos Solidários, Rosa Nobre, destacou o trabalho dos profissionais e lamentou que muitos pessoas não puderam chegar no local pelo estado da estrada, cheia de lama.

Falta tudo na comunidade

“Precisamos do asfalto que batalhamos há vários anos, parece uma novela, sem isso fica difícil o acesso para ir a Manaus e Iranduba, falta acabar o Posto de saúde, a ampliação da escola, também a reforma da quadra coberta, importante para as crianças, falta transporte porque quando alguém adoece não temos em que levar a pessoa até Iranduba”, disse o representante da comunidade São Pedro, Miguel Arcanjo.

O Posto de Saúde começou a ser construído em 2014 e avançou 70% e depois nunca mais foi terminado. Atualmente, a comunidade não tem onde ser atendida. A escola precisa de uma ampliação e conta com apenas quatro professores. O centro sócio-cultural esta sem funcionar e o complexo esportivo precisa de uma reforma, explicou o representante da comunidade São Pedro. “O Prefeito de Iranduba quando era tempo de campanha prometeu realizar as obras, em especial o asfalto, mas continuamos esperando ele cumprir sua palavra, também se precisa de um poço artesiano”, salientou.

“Falta segurança, falta gente qualificada para a escola. Meus irmãos estão sem estudar por conta que não há professores. Também não temos atenção em saúde e os políticos só aparecem em tempos de campanha”, disse Eliana da Silva Braz, moradora da comunidade de São Pedro.

Demanda de Carteira de Trabalho

O gerente do Sine Amazonas, Ildemar Bilbi, lamentou as dificuldade das pessoas em chegar ao local da ação social por conta da lama na estrada. “A demanda de emissão de carteira de trabalho (1ª via) esta sendo atendida e é necessária maior divulgação na comunidade referente à documentação a ser apresentada, a maior dificuldade é a copia dos documentos”, disse.

Orientou também a tirar Carteira de Trabalho às mães para apresentar no tramite da Bolsa Família, os jovens (ensino médio) para sua matrícula e o exercito também exige, salientou o gerente do Sine Amazonas. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil