Comunidade Terra Nostra luta por energia elétrica

By -
comunidade-terra-nostra-energia-bdf-06Da Redação – A comunidade Terra Nostra fica localizada no Distrito Agropecuário da Suframa, em uma área de aproximadamente 500 hectares, entre a ZF 4 e ZF 5. Lá moram cerca de 300 famílias de trabalhadores rurais que cultivam Macaxeira, Banana, Abacaxi e Rambutan. Existe a necessidade de políticas públicas em todas as necessidades, principalmente a energia elétrica e por este motivo o coordenador estadual do Programa Luz Para Todos, engenheiro Robson de Bastos, esteve durante o último fim de semana em encontros e reuniões com comunitários, onde fez uma apresentação do Programa, os seus benefícios e finalidade.

comunidade-terra-nostra-energia-bdf-02A reunião principal ocorreu nas dependências da futura escola Municipal, onde os trabalhadores rurais ouviram com atenção a explanação do coordenador. Robson de Bastos explicou que existe a necessidade de uma regularização fundiária da área, além de uma autorização da Suframa para que ocorra efetivamente a eletrificação de toda área.

comunidade-terra-nostra-energia-bdf-03Muitos comunitários estão encontrando dificuldades para continuar atividades profissionais, pois sem energia elétrica fica tudo mais difícil e complicado, pois sem energia não existe vida. Outro problema detectado é a dificuldade de escoamento da produção rural, pois as distâncias são longas e de difícil acesso.
Robson de Bastos enalteceu a iniciativa dos agricultores em tentar a sorte nessa região,

comunidade-terra-nostra-energia-bdf-colagem-02O coordenador disse que uma visita técnica ja foi realizada e mostra a Real situação da localidade, o apoio da Suframa é importantíssimo pois vai possibilitar o atendimento mais rápido. “A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, foi a primeira mandatária da entidade que deixou o gabinete e foi visitar o Distrito Agropecuário e é conhecedora da situação desses trabalhadores rurais. Esperamos que com o aval da entidade a questão energética de todo o Distrito Agropecuário será regularizado”, destacou Bastos.
comunidade-terra-nostra-energia-bdf-05 (2)O coordenador destacou ainda a boa vontade do Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, que vem lutando para conseguir concluir a eletrificação de todos lares que ainda precisam receber os benefícios do Programa Luz Para Todos.

comunidade-terra-nostra-energia-bdf-04A Comunidade Terra Nostra existe a 4 anos e vem crescendo enormemente nos últimos 2 anos./// (Texto e Fotos: Kennedy Lyra)

Roberto Brasil