Comunidade Rio Piorini recebe Ação Social dos Amigos Solidários

By -

AMIGOS-SOLIDARIOS-RIO-PIORINI-04Da Redação – Neste sábado (13), foi realizada uma ação social do Projeto Amigos Solidários, na Escola Municipal Raimundo Almeida Lúcio, Rua Serra Negra, loteamento Rio Piorini, bairro Terra Nova 2, zona norte de Manaus. Participaram, funcionários das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Limpeza Pública, houve serviços jurídicos, de saúde, conselho tutelar, massoterpaia, artesanato, palestras educativas e outros.

A coordenadora do Projeto Amigos Solidários, Rosa Nobre de Camargo, destacou a participação dos profissionais compromissados com a ação social, que pese à chuva, estiveram bem dispostos para a realização do trabalho, agradeceu aos representantes da Associação dos Moradores do Rio Piorini, pela convocatória elaborada e pela organização em apoio ao evento.

AMIGOS-SOLIDARIOS-RIO-PIORINI-02O Presidente da Associação dos Moradores do local agradeceu o diretor da escola, por permitir que fosse realizada a ação social em beneficio da população. Ele relatou que esta unidade que atende a 1.600 alunos já foi assaltada muitas vezes e demandou serviços de asfalto, meio fio e manutenção das calçadas. “A casinha da saúde não dá conta da demanda dos moradores” salientou e informou também, a respeito da falta de água nesta área durante o dia, do mesmo modo reivindicou novas paradas de ônibus para a população que se locomove utilizando o serviço de transporte coletivo.

AMIGOS-SOLIDARIOS-RIO-PIORINI-05A funcionaria da Semmas, Albertila Gomez, explicou o Projeto ‘Mais fruta no quintal’ que pretende conscientizar os demais para a preservação do meio ambiente, informou que foram distribuídas mais de 300 mudas de árvores ornamentais e frutíferas.

O grupo musical ‘os garis da alegria’ deram um show com música e dança, falando de não jogar lixo no chão. Segundo Bruno Lima da Semulp, as composições são próprias e o grupo está composto de dez pessoas. O grupo tem como público alvo as crianças, por serem o que se espera do futuro, além de serem as mais curiosas e as que mais perguntam nas apresentações.

AMIGOS-SOLIDARIOS-RIO-PIORINI-03Houve palestras preventivas sobre DST/AIDS e também referentes à higiene bucal, distribuíram kits de limpeza para as crianças e segundo a Dra. Rosário Angelin, os serviços ofertados foram de limpeza, aplicação de flúor, curativos e orientação de escovação adequada.

Falta segurança no bairro

A moradora, Dona Maria Rosiclei Tavares disse que um dos problemas no bairro é o transporte, as linhas no sentido bairro centro são poucas para atender o quantitativo que faz uso desse serviço. “A falta de segurança é terrível, todo dia tem assalto, acontece no mercadinho, na feira, no comercio ou em qualquer rua, agora estão de moda os arrastões em moto, o Ronda do Bairro não dá conta”, salientou.

AMIGOS-SOLIDARIOS-RIO-PIORINI-01O Conselho Tutelar da zona norte foi representado pelo funcionário Daniel Amaral, quem explicou que as questões de guarda, bolsa família, negligência, violência familiar, são as principais consultas por conta da falta de conhecimento das pessoas que não estão cientes da necessidade de ter um documento de guarda do menor, especialmente no caso da mãe ou dos avós que pensam que o fato da criança estar com eles, os isenta dessa necessidade. O tramite para esses casos deve ser feito a fim de não ter problemas posteriores. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil