Comunidade planta mudas em parceria com a Prefeitura de Manaus

By -

25-03-16-Plantio de mudas no Bairro Cidade Nova 1.FOTO.KARLA VIEIRA.SEMCOM._KV05948

O feriado da Sexta-feira da Paixão foi dedicado ao verde na comunidade Baixada Fluminense, Cidade Nova 1, zona Norte. Em parceria com a Prefeitura de Manaus, moradores colocaram a mão na terra para arborizar o passeio público que margeia a avenida Guaranás, ao lado do campo de futebol. A ação mobilizou os moradores, que também puderam levar para casa mudas que foram distribuídas durante o plantio.

O trabalho faz parte das ações do Plano de Arborização 2016, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que tem como meta realizar este ano o plantio de 10 mil mudas de árvores em canteiros centrais, passeios públicos, parques e áreas verdes da cidade.

25-03-16-Plantio de mudas no Bairro Cidade Nova 1.FOTO.KARLA VIEIRA.SEMCOM._KV05983

A arborização do passeio público era um desejo antigo da comunidade. Segundo o estudante de engenharia mecânica Paulo Rodrigues, 29, há mais de 20 anos as famílias lutavam pela requalificação do passeio público do local, acompanhado de arborização.

“O importante é que a iniciativa partiu da própria comunidade, principalmente dos jovens. Entramos em contato com a Semmas e tivemos o apoio total”, afirma ele, que mora numa rua próxima à Guaranás.

Paulo conta que os moradores gostaram tanto da iniciativa que hoje a tarefa de cuidar das mudas é de todos. “A nova geração da comunidade conseguiu se mobilizar e hoje quem cuida das mudas são os moradores da avenida que se reuniram para comprar grama para arrematar o plantio e cuidam da irrigação”, afirma. Outros moradores de ruas adjacentes já demonstraram interesse em plantar também na frente de suas casas. “A ideia foi contagiante”, comemora Paulo.

25-03-16-Plantio de mudas no Bairro Cidade Nova 1.FOTO.KARLA VIEIRA.SEMCOM._KV06002

A ação desta sexta-feira contou com a participação de moradores de todas as gerações. A professora aposentada Maria das Dores levou para casa mudas ornamentais para plantar no jardim. “É importante que todos vejam essa iniciativa em que a comunidade está envolvida. Podemos sair da nossa casa, do comodismo, e buscar a parceria com o poder público”, ressalta.

A aposentada lembra que sempre trabalhou a questão ambiental com os alunos. “Meio ambiente não é só nossa casa é tudo que nos cerca, temos por obrigação que cuidar dele”, afirmou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, o grande diferencial deste tipo de atividade é o envolvimento da comunidade. “No último dia 21 lançamos o Plano de Arborização 2016 – Arboriza Manaus, que busca estimular esse envolvimento da população, e tivemos a grata satisfação de poder estar aqui hoje nessa interação com os comunitários da Baixada Fluminense”, afirmou o secretário, lembrando que além das mudas, a secretaria deu apoio técnico e as orientações para realizar o plantio.

25-03-16-Plantio de mudas no Bairro Cidade Nova 1.FOTO.KARLA VIEIRA.SEMCOM._KV06122

O objetivo do Arboriza Manaus é levar o plantio de mudas de árvores para 56 logradouros públicos de 35 bairros da cidade.

25-03-16-Plantio de mudas no Bairro Cidade Nova 1.FOTO.KARLA VIEIRA.SEMCOM._KV06135

“Com ações dessa natureza o resultado é este, uma área mais bonita e o verde ficando cada vez mais imponente e trazendo cada vez mais qualidade de vida para os moradores”, disse o secretário.

Os interessados em obter informações sobre como conseguir mudas de espécies frutíferas e ornamentais para plantio e distribuição ou como fazer para participar das ações de arborização podem procurar a Diretoria de Arborização e Paisagismo da Semmas, por meio do telefone 3236-6557 e 3236-7330.

Mario Dantas