Comunidade do Tarumã clama por transporte e energia elétrica

By -

comunidade-taruma-acao-social 1Da Redação – Moradores do bairro Tarumã reclamam da falta de transporte e de energia elétrica neste sábado (06) durante a ação social realizada na Estrada da Vivenda Verde Km três pelos Amigos Solidários. Na oportunidade, o Blog da Floresta inicia uma enquete politica a fim de conhecer a opinião da população sobre a politica e os políticos de Manaus, desta vez a expectativa é de uma nova safra de políticos.

Outras demandas dos moradores do bairro Tarumã foram segurança, educação e saúde para as comunidades, mais escolas que para que as crianças estudem e um Posto de Saúde, pois quando as pessoas ficam doentes o local mais próximo é no Campo Salles.

comunidade-taruma-sergioO senhor Sérgio José Sena de Oliveira mora há 20 anos no bairro fala sobre o que anda faltando no local. “Precisamos de energia elétrica, não temos ônibus, somente a linha 011 que passa de hora em hora, se não fosse a lotação era pior. Falta segurança no balneário e de vez em quando aparecem pessoas mortas por aqui. Polícia é difícil e só vemos dia de domingo às veze. As crianças estudam na comunidade próxima e se alguém fica doente tem de levar ao posto de saúde Campos Salles e parece que querem desativar”, disse.

Desejo de nova Safra de políticos

No local, o Blog da Floresta realizou uma enquete para saber o que pensam os eleitores da política, dos políticos e do futuro prefeito de Manaus.

“Os políticos só aparecem aqui na época de eleição. Temos três comunidades muito carentes (Cristo Rey, São Sebastião e Petresck) do bairro Tarumã e se não fosse pelas lideranças, não teriamos nada (água, luz, etc)”, opinou Sérgio José Sena.

comunidade-taruma-carlison“Com relação aos políticos de Manaus deixam muito a desejar. Só aparecem na época de eleições e depois de eleitos sentam na cadeira esquecendo do povo que os elegeu. Temos ainda esperança que haja renovação dos políticos (mais do 90%) na Câmara Municipal de Manaus e que não voltem aqueles que não fizeram nada. Há muitos problemas para resolver nas comunidades carentes, como aqui no Tarumã. Uma nova safra de novos políticos será muito bem vinda. Lembrando que o primeiro problema a ser resolvido pelo novo Prefeito deve ser a saúde”, opinou Silvio Freitas da Silva.

comunidade-taruma-nubia-garcia“Esta difícil acreditar na politica em Manaus. Vemos o Prefeito Arthur numa aliança muito estranha com Eduardo Braga. Minha opinião é que esta havendo uma politica suja, não concordo com este tipo de política lavando roupa suja e acredito que a primeira coisa a ser resolvida pelo novo Prefeito de Manaus seja o do transporte coletivo muito deficiente em todos sentidos”, opinou Núbia Garcia.

Regularização fundiária

comunidade-taruma-lucio-linsSegundo o pré-candidato a vereador Lúcio Lins (PRTB), problemas como do Tarumã acontecem pela falta de planejamento da cidade, bem como a falta de regularização fundiária tendo em conta que 80% das pessoas não possuem título de suas propriedades. “Minha proposta é criar uma Lei para regularizar esta situação, o que tornará possível as pessoas recorrerem à uma linha de crédito, pois o primeiro documento solicitado pelo Banco é o título da terra ou casa. Manaus cresceu desordenadamente, o Governo do Estado e a Prefeitura emitem apenas de 500 a um mil documentos neste sentido por ano e as ocupações surgem e continuam. Apresento um projeto de Casa Comunitária onde a Prefeitura entraria com material e a construção seria por conta dos próprios moradores numa espécie de mutirão comunitário”, afirmou.

Segundo a proposta também haveria a criação de uma Engenheira Pública para atender o calculo certo da construção das casas feitas pelos próprios moradores o que significaria uma economia. (Texto e Fotos: MG)

Roberto Brasil