Comunidade do Portalzinho recebe mutirão de limpeza

By -

572A3132

A comunidade do Portalzinho, localizada no bairro Tarumã (Zona Oeste) recebeu, neste sábado, 13, equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para iniciar um mutirão no local. Serviços de capinação, jardinagem, raspagem de meio-fio e conscientização ambiental foram realizados no local.

Mais de 50 trabalhadores, entre garis e agentes de articulação comunitária, estão envolvidos no mutirão de limpeza, que visa retirar entulhos acumulados na área verde e melhorar a qualidade de vida da pequena comunidade, formada por uma avenida e três ruas adjacentes, que abriga 62 famílias. Durante todo o dia, a comunidade recebeu a visita de agentes de conscientização da Prefeitura. “A conscientização ensina porta a porta os cuidados que os moradores devem ter com o lixo que geram”, explicou Laurimar Lima, presidente da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), órgão vinculado à Semulsp.

Além do mutirão de limpeza, a Semulsp implantou placas de sinalização e uma lixeira comunitária no local para acomodar os resíduos dos moradores até a passagem do coletor de lixo.

572A3172

Desde o começo deste ano, os mutirões já passaram pelo conjunto Renato Souza Pinto II, Renato Souza Pinto I, comunidade da “Baixada Fluminense” e no Campo Dourado, todos na Cidade Nova. Nesse sábado, a Semulsp dividiu as equipes de mutirão para atender ainda a Rua Canaã (bairro Ajuricaba), Rua Padre Agostinho (bairro Santo Antônio) e a Manaus Moderna.

Balanço

Em 2015 os mutirões de limpeza atenderam mais 250 de localidades em Manaus com um recolhimento de 148.832 toneladas de resíduos sólidos, média de 407 toneladas diárias.

As taxas médias de coleta de mutirões em relação à extensão e área executadas, neste período, correspondem a 29 toneladas por quilômetro e 5.087 toneladas por hectare.

Mario Dantas