Complexo Portuário de Manaus movimenta 119,16 milhões de toneladas em seis anos

By -

Porto_de_Manaus_Divulgação_Sindarma5

O Complexo Portuário de Manaus movimentou nos últimos seis anos 119,16 milhões de toneladas. A movimentação de cargas importadas do setor portuário da capital amazonense foi maior e concentrou 62,21% do total. Somente em 2015 um volume de 20,30 milhões de toneladas passou pelo porto e terminais privados. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, que lançou uma nova plataforma com informações dos portos do Brasil, nesta terça-feira (16).

A nova plataforma que reúne informações dos portos brasileiros é chamada de WebPortos. Segundo o WebPortos, o Complexo Portuário de Manaus é composto por um porto público e dez Terminais de Uso Privativo (TUPs). Juntas as 11 estruturas portuárias movimentaram 119,16 milhões de toneladas entre 2010 e 2015. Foram 74,13 milhões de toneladas de cargas importadas e 45,03 milhões de toneladas exportadas que passaram pelos portos e terminais no mesmo período.

Gráfico de evolução de movimentação de cargas do Complexo Portuário de Manaus - Divulgação SEP

Depois de registrar queda na movimentação em 2013, o Complexo Portuário voltou a registrar evolução positiva no volume de cargas em 2014 e manteve crescimento em 2015, quando fechou o ano alcançando a marca de 20,30 milhões/t cargas movimentadas. Desse volume 57,34% foram de importações (11,64 milhões) e 42,66% de exportações (8,66 milhões/t), de acordo com o WebPortos.

Gráfico demonstrativo de cargas importadas e exportadas do Complexo Portuário de Manaus - Divulgação SEP

“Esses dados mostram o quanto o transporte fluvial é importante para o escoamento da produção industrial e vários tipos de cargas, além de crucial para garantir a movimentação de insumos utilizados pelas fábricas que estão instaladas no Polo Industrial de Manaus. A demanda para o modal existe e precisamos que a infraestrutura portuária seja adequada para atendê-la”, avaliou o presidente do Sindicado das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas, Galdino Alencar Júnior.

Terminais Privados

Os terminais portuários privados concentraram quase toda a movimentação de cargas do complexo portuário de Manaus. Ao todo, 119,10 milhões de toneladas passaram pelos terminais. O volume corresponde 97,4% do total de cargas. O volume geral de exportações dos últimos seis anos foi 45,03 milhões/t e 74,07 milhões de toneladas de cargas importadas.

O sistema não traz informações dos portos do São Raimundo e da Ceasa. A plataforma foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O novo sistema consolida as informações sobre os portos brasileiros oriundas de diversas fontes, dentre elas: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A plataforma reúne dados de janeiro de 2010 a dezembro de 2015.

Mario Dantas