Comitê de Bacia do Tarumã-Açu é reativado após seis anos

By -

comite-bacia-taruma-acu-1Após seis anos desde sua última atividade, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu (CBH-Tarumã) foi reativado nesta quinta-feira, 24, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A iniciativa segue as normas estabelecidas pelo decreto n° 29.249 de 19 de outubro de 2009. O objetivo é reestruturar o conselho elegendo uma nova diretoria, resgatar as ações realizadas, além de levantar demandas reprimidas e definir um calendário de pautas com os temas prioritários que devem compor o plano de gestão a ser executado, a partir 2017.

comite-bacia-taruma-acu-2A chapa formada pelo jornalista Sérgio Miranda, representando o Instituto Socioambiental Meu Ambiente (Isma), na vaga de presidente do comitê, Eliana Veras, da Faculdade Salesiana Dom Bosco, como vice-presidente e Isaías Nascimento, da Sema, deve ser formalizada para a nova gestão no biênio 2017/2018, na próxima reunião, no dia 7 de dezembro. Eles manifestaram interesse para a condução do colegiado e receberam aprovação dos representantes das instituições que participaram da reunião. Apenas o nome do representante para a segunda vaga da secretaria executiva ficou em aberto e será definido no dia da eleição.

comite-bacia-taruma-acu-3Uma convocação será feita para que as instituições que faziam parte da última diretoria se manifestem indicando formalmente seus representantes para seguir o rito legal e dar legitimidade à nova eleição.

A reativação do comitê é fundamental na busca de intervenções que possibilitem a conservação e recuperação de nascentes e a preservação de ecossistemas naturais, segundo destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Antonio Stroski. Ele explica que o comitê de bacia hidrográfica é um colegiado da gestão de recursos hídricos que faz parte dos Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos e tem atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo.

Roberto Brasil