Comissão de Saúde aprova projetos e discute aumento de verbas para hospital de Manacapuru

By -

aleam-comissao-de-saudePresidida pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fez reunião nesta quinta-feira (10) para deliberar projetos e discutir demandas da área. Os parlamentares também debateram a situação orçamentária do hospital de município Manacapuru (a 68 km de Manaus).

Dos 15 Projetos de Lei analisados, 14 foram aprovados pelos membros da comissão e seguem a plenário para votação final. Apenas um – sobre a distinção dos jalecos dos estagiários que atuam na saúde estadual – foi remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para reavaliação. “Zeramos novamente a pauta da Comissão de Saúde e, agora, todos os projetos ligados a essa área podem continuar tramitando na Casa”, destacou Ricardo Nicolau. Além do presidente da comissão, a reunião teve a presença dos deputados José Ricardo (PT), Dermilson Chagas (PDT) e Dr. Gomes (PSD).

Os membros da comissão acertaram uma visita técnica ao Complexo Regulador do Amazonas, ainda este mês, para verificar o funcionamento do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) no Estado. “Será feita uma avaliação da marcação de exames e consultas na rede pública”, explicou Ricardo Nicolau.

Repasses – Após a deliberação de projetos, a Comissão de Saúde abriu a reunião para a participação dos novos integrantes da diretoria-geral do Hospital Lázaro Reis, de Manacapuru. A unidade é municipalizada e atende, também, os moradores de municípios do entorno, como Anamã, Anori e Codajás. Diariamente, são cerca de 400 atendimentos.

O diretor-geral Washington Bezerra expôs aos deputados dificuldades na infraestrutura e no atendimento enfrentados pelo hospital por conta da falta de recursos financeiros. O gestor pediu ajuda para intermediar o aumento dos repasses concedidos pelo Governo do Estado à Secretaria de Saúde de Manacapuru. “Assumi a direção do hospital há uma semana e resolvi vir até o deputado Ricardo Nicolau e a Comissão de Saúde da Assembleia solicitar apoio para resolver o problema da falta de verbas. A principal reclamação dos pacientes é a demora no atendimento”, relatou Bezerra.

O presidente da Comissão de Saúde confirmou apoio à reivindicação. “Vamos procurar, nos próximos dias, junto ao secretário da Susam (Secretaria de Estado da Saúde) a possibilidade de aumento de repasses para que o hospital tenha autonomia financeira para cuidar de seus pacientes”, garantiu Ricardo Nicolau.

Roberto Brasil