Comissão de Legislação Participativa da Câmara promove debate sobre violência na zona Norte

By -
Ver. Bibiano

Ver. Bibiano

Promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal de Manaus (Comlep/CMM), ocorre nesta quarta-feira (11), a partir das 19h, audiência pública para tratar sobre a questão da violência nos bairros da zona Norte da cidade. O evento acontece na quadra da Escola Municipal Sara Barroso, localizada à rua Samambaia, s/nº, Santa Etelvina.

Aumento do número de assaltos a residências, ônibus, comércios, escolas, unidades de saúde e estabelecimentos de prestação de serviço, além da elevação de casos de homicídios, latrocínios e avanço do tráfico de drogas na zona Norte da cidade levaram o vereador professor Bibiano (PT), presidente da Comissão, a propor a audiência. A intenção é ouvir os diversos entes que atuam na área ou são afetados pela violência.

Para um enfrentamento das causas, a participação de toda a sociedade tanto cobrando soluções do Poder Público como se organizando em redes de proteção e apoio é um caminho apontado pelos especialistas conforme o vereador. “Roubos, assassinatos estão acontecendo a qualquer hora, sendo que as pessoas já não conseguem mais andar despreocupadas pelas ruas porque se sentem ameaçadas. A população está cansada de sofrer com tanta violência e portanto, é preciso fazer algo”, ressaltou Bibiano.

O parlamentar defende que é preciso haver integração entre políticas urbanas, de responsabilidade do Município, e políticas de Segurança Pública, de competência do Governo do Estado. “Nesse sentido, também cabe à população fazer as cobranças para que se adotem políticas públicas eficientes que resolvam o problema da insegurança”, frisou.

Foram convidados a participar da audiência pública representantes da 26ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Capitão Wagner Alves; e do 26º Distrito Integrado de Polícia  (DIP), Delegado Fabiano Silveira Pignata.

Mario Dantas