Comissão de Defesa do Consumidor da CMM apresenta relatório de atividades

By -
Ver. Álvaro Campelo

Ver. Álvaro Campelo

Da Redação – Nesta sexta feira (14), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor apresentou um relatório das atividades (2015) e o cronograma deste mês. Dentre as reclamações recebidas, as mais frequentes referem se ao aumento da tarifa da energia elétrica, agua e telefone celular.

O vereador Álvaro Campelo (PP) explicou que na luta contra o reajuste nas contas de energia, foi apresentado uma liminar e agora encontra se em processo de modificar as pessoas que analisam este tema, o caso esta em Brasília a ser determinado pela justiça.  “O aumento não condiz e a população não pode ser penalizada considerando a crise atual”, disse.

No caso do aumento de preços dos combustíveis na justiça disse “sabemos que o mercado é livre, mas a defensa do consumidor observa a abusividade nos preços cobrados”.

A sala do consumidor na CMM foi mais um logro, o espaço esta disponível para denuncia, orientação e informação. Foram 1.500 atendimentos, resolvidos casos referentes a cobranças indevidas nas contas de água, energia, telefone, TV. a cabo, cartões de credito, mensalidades de instituições de ensino, troca de produtos e problemas junto a assistências técnicas, bem como a má prestação de serviço de empresas de planos de saúde.

Três mil atendimentos na Caravana do consumidor

O Gabinete itinerante e Caravana do consumidor atendeu a mais de três mil pessoas e o vereador Álvaro Campelo disse “ouvir a população tem sido uma pratica constante para orientar e informar sobre a defensa dos direitos do consumidor”. As ações são realizadas a cada dois meses, em comunidades carentes da cidade de Manaus.

O relatório indica também a emenda parlamentar (294/2014) apresentada para reforma da quadra de esporte no bairro Alvorada I e outra emenda neste sentido será entregue para o bairro de São José. Também foi indicada a construção de um poço artesiano para a comunidade de Boa Vista no bairro de Puraquequara e a base do Samu.

alvaro-campelo-defesa-do-consumidor-cmm-02Por outro lado o apoio a causa dos taxistas referente ao percentual a ser aplicado na utilização de voucher para pagamento de corridas e os avanças nos serviços de este transporte público. Nas visitas aos bairros foram mais de 122 vistorias as comunidades da capital.

A lei das filas agora ficou mais dura com o pedido do vereador Álvaro Campelo e que aumenta a penalidade para aquelas agencias bancarias que descumprem, podem ter a cassação de funcionamento após a terceira reincidência.

A defensa dos direitos dos autistas é outro compromisso assumido e neste sentido já foi realizada uma audiência pública na CMM.

Calendário Março

Neste mês o destaque é para o Dia do consumidor (15) e a homenagem se realiza na CMM às 14h, o calendário indica que nos dias 23, 24, 30 e 31 haverá blitz programada.

Aplicativo disponibilizado

O novo aplicativo pode ser acessado clicando aqui estando disponível para acompanhar o trabalho do vereador Álvaro Campelo e fazer qualquer reclamação em defesa dos direitos do consumidor. Mais detalhes no telefone 33032840. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil